Calcular o fator de correção dos alimentos é bastante simples. O FC é obtido da simples divisão entre o peso bruto (PB) e o peso líquido (PL) de cada insumo.
Fator de correção = Peso Bruto / Peso Líquido
Dessa forma, a partir do resultado do cálculo conseguimos observar as seguintes situações: Se o fator de correção for igual a 1: significa que não houve perda do alimento, mesmo após sua preparação, como o caso do sal, açúcar, arroz, etc.
Para calcular o FC, basta dividir o peso bruto pelo peso líquido, ou seja, FC = PB/PL. Se o FC é 1, significa que não houveram perdas e quanto maior seu número, maiores as perdas.
O fator de correção (FCr) é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Essas correções são feitas com base nos certificados de análise das matérias-primas ou nas diluições feitas na própria farmácia.
Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL. Dessa forma, temos: Resultado maior que 1: o alimento ganhou peso durante a cocção, por conta do processo de hidratação. Resultado menor que 1: o alimento perdeu peso durante a cocção, devido à perda de água e à retração das fibras.
17 curiosidades que você vai gostar
O IPC é determinado pela relação entre o Peso Bruto (PB= alimento conforme se adquire) e o Peso Líquido (PL= alimento depois de limpo) de cada alimento.
O FC é obtido da simples divisão entre o peso bruto (PB) e o peso líquido (PL) de cada insumo. Como comentamos, o peso bruto diz respeito ao alimento em sua forma in natura, enquanto o peso líquido é aquele medido após a retirada de todas as partes que não serão consumidas, como cascas, sementes, pele, ossos etc.
O indicador de desperdício chamado Fator de Correção (FC) é definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, na forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza.
O fator de correção de uma solução é nada mais que um número que é multiplicado a molaridade ou normalidade ideal da solução para se conhecer a real concentração dela.
Fator de Correção (FCr): fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Essas correções são feitas baseando-se nos certificados de análise das matérias-primas ou nas diluições feitas na própria farmácia.
O valor referência do cálculo do recurso a ser repassado por estudante é de R$ 0,30 por dia, para a pré-escola, o ensino fundamental, o ensino médio e o EJA. Os alunos de creches e de escolas indígenas e quilombolas têm per capita de R$ 0,60.
Para o cálculo real das quantidades dos alimentos deverá ser multiplicado o per capta (PB) de cada ingrediente pelo número de alunos que realizam as refeições. Segue o exemplo: Lista de Compras: Arroz:Per capta (PB) x nº de alunos 20g x 150 alunos = 3000g = 3,0 kg de arroz.
O arroz, por exemplo, após a cocção, rende 2x mais que o peso cru, já que absorve água durante a produção. No caso das carnes, o rendimento é menor, devido à retração das fibras e à perda de líquidos.
A fórmula para calcular o índice de cocção dos alimentos é feita da seguinte forma: IC = PC (peso do alimento cozido/pronto) / PL (peso do alimento limpo/cru).
O fator de correção é utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor do princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Esses acertos são feitos com base nos certificados das matérias-primas ou nas diluições feitas na própria Page 2 farmácia.
A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V). A concentração em quantidade de matéria é a relação entre a quantidade de matéria do soluto, medida em mol (n1), e o volume da solução em litros (V).
A extensão de uma diluição indica geralmente o volume final de solução necessária. Assim, uma diluição a 5 volumes significa que foi adicionado solvente até um volume final cinco vezes maior que o inicial. Este valor é o denominado fator de diluição que indica quantas vezes foi diluída a solução.
O Fator de Correção (FC) é uma constante de cada alimento decorrente da relação entre o peso bruto (da forma como compramos) e seu peso líquido (depois de limpo e preparado para utilizar).
O Índice de Parte Comestível (IPC) dos alimentos, também denominado Fator de Correção (FC), é utilizado para indicar o desperdício contribuindo para dimensionar a compra, o custo e o consumo per capita de alimentos.
Índice de Parte comestível (IPC)
alimento, e decorre da relação entre peso bruto e peso líquido.
Caso o arroz seja servido como acompanhamento, a quantidade de arroz para uma pessoa é de 1/4 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 50g. Mas se o arroz for servido como prato principal (risoto, galinhada), a quantidade de arroz para uma pessoa é de 1/2 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 100 g.
Assim, na tabela, coloque cada componente do produto e a quantidade prevista para a fabricação de uma unidade. Em seguida, cadastre o preço unitário de cada um desses componentes. Depois, multiplique o valor da matéria-prima pela quantidade utilizada em cada produto para obter o CPV unitário.
O CPV total é obtido pela multiplicação do CPV unitário pelo total de produtos vendidos em um determinado período. Cada produto de uma empresa deve possuir uma ficha técnica diferente que contemple todos os componentes utilizados no seu processo de fabricação.
Qual é o patrono de James Potter?
Como consultar se um advogado é bom?
Como tomar tribulus para impotência?
Como se alimentar 6 vezes ao dia?
Quem não pode fazer preenchimento labial?
Quanto fatura um uber por dia?
Como ver todas as minhas contas do Google?
Quantos filhos tinha Dominguinhos?
Quando surgiu o primeiro ser humano na Terra?
Quantos anos tem o jequitibá Patriarca?
Como deixar o sangue mais grosso?
Quais são as principais características do Just in Time?
O que fazer para eliminar bolhas na boca?
O que significa radiculopatia na coluna?
Tem bispo na igreja evangélica?