Por fim, para saber o índice de absenteísmo em percentual, basta dividir o número de horas perdidas, pelo número de horas de trabalho que a sua equipe deveria executar (no nosso exemplo foram 2.400 horas, lembra?) e multiplicar o resultado por 100. Da seguinte forma: 64/2.4 = 2,6.
Para calcular turnover é preciso considerar os desligamentos e as entradas de pessoas na empresa no período. O cálculo do turnover é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.
Não há um consenso em relação a um número ideal e esse índice pode variar de acordo com o segmento e tamanho da empresa. Mas, de modo geral, um índice de até 4% de absenteísmo é considerado aceitável. Quando o valor ultrapassa esse limite, deve-se ficar alerta.
Esse indicador mostra o tempo total que os clientes aguardam na fila para serem atendidos. Para medir esse indicador é simples: basta pegar o tempo total de espera dos clientes e dividir pelo número total de chamadas atendidas.
O absenteísmo voluntário consta no planejamento das organizações, o que permite maior controle e monitoramento constante. Dessa forma, as ausências não surtem grande impacto na rotina da companhia, departamento, gestores e colegas de equipe do colaborador que fica fora por algumas horas ou dias.
No geral, o índice de absenteísmo aceitável nas empresas gira em torno de 3 a 4% mensalmente.
Como calcular absenteísmo?
O ABS (absenteísmo) – ausência ou falta no trabalho -, é o “calcanhar de Aquiles” de qualquer gestor do segmento de Call Center, como alguns colaboradores do blog já mencionaram em seus artigos.
TA=Total das Horas de Ausência (THA) / Potencial Máximo Anual (PMA) × 100. Para o Departamento de Estatística do Trabalho, Emprego e Formação Profissional a taxa de absentismo é dada pelo "peso do total de horas de ausência (calculado a partir do número médio de trabalhadores) no Potencial Máximo Anual (PMA)".
Com os números devidamente registrados, é hora de calcular o absenteísmo. O cálculo pode ser feito da seguinte forma: Primeiramente, computa-se a jornada de trabalho dos colaboradores e quantos dias por mês eles trabalham.
O absentismo é representado pelo decréscimo desse número de horas, pois ele se caracteriza pelos atrasos, saídas antecipadas e faltas – tanto justificadas quanto injustificadas – cometidas pela equipe de trabalho.
Quanto maior o percentual de absenteísmo, maiores tendem a ser os problemas enfrentados pela empresa, como falta de qualidade no trabalho – que impactam negativamente no clima organizacional –, infraestrutura deficiente, saúde ocupacional prejudicada, modelo de liderança equivocado ou desmotivação dos trabalhadores.
Qual a importância da física na saúde humana?
Como os indígenas fazem tinta branca?
Quando cabe a tutela cautelar?
O que se estuda em Biologia no ensino médio?
Como fazer casca de laranja com álcool?
Como saber o número do meu Claro?
Como organizar uma empresa de uniformes?
Como manter o pulmão saudável?
Quem tem diabetes pode comer goiaba?
Quais são as constituições brasileiras?
Como cobrar taxa de agendamento?
Pode ligar a geladeira na extensão?
Como renovar CNH suspensa na pandemia?
Quem trabalha em escala 6x1 tem direito a feriado?
Quem morreu em 25 de setembro?