O Calor Sensível A fórmula do cálculo do calor sensível é a seguinte: Q = m . c . Δθ. Onde, “Q” = quantidade de calor sensível (cal ou J), “m” = a massa do corpo (g ou Kg), “c” = calor específico de uma substância (cal/g°C ou J/Kg.
Fórmula do Calor específico
Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (S.I) é o J / K, sendo que a mais usada é a cal / oC. Chamamos de Calor específico de uma substância ( c ) a razão entre a quantidade de calor que a substância troca e o produto entre a sua massa e a variação de temperatura sofrida.
O calor sensível é aquele calor fornecido a um corpo que apenas gera uma variação de temperatura. Sem que ocorra mudança no estado de agregação do corpo. ... Já o calor latente é aquele calor onde ocorre mudança de fase, sem mudança de temperatura. No calor latente, o estado de agregação do corpo se modifica.
A quantidade de calor que gera variação de temperatura é chamada de sensível, e aquela que gera mudança de estado físico é chamada de latente. O calor pode ser definido como a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura existente entre eles.
Calor Sensível (c) é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura. ... Calor Latente (L) é a quantidade de calor que, ao ser fornecida ou retirada de um corpo, não altera sua temperatura, mas causa mudança em seu estado de agregação.
Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (S.I) é o J / K, sendo que a mais usada é a cal / oC. Chamamos de Calor específico de uma substância ( c ) a razão entre a quantidade de calor que a substância troca e o produto entre a sua massa e a variação de temperatura sofrida.
Depois disso, usaremos a equação do calor sensível para calcularmos a quantidade de calor que é necessária para que ocorra o aquecimento da água de 25ºC para 100ºC: 2) Em uma xícara que contém 300 ml de chá em uma temperatura de 75 ºC, adiciona-se 20 ml de água gelada a uma temperatura de 5ºC.
A fórmula utilizada para calcular a quantidade de calor sensível que é transferida de, ou para um corpo é dada pela equação fundamental da calorimetria: Q – calor (J ou cal) m – massa (kg ou g) c – calor específico (cal/gºC ou J/kg.K)
Nesse processo, o calor fornecido é do tipo sensível. Ao atingir o ponto de fusão, a transformação de gelo em água é iniciada. Agora o calor recebido deixa de ser utilizado para o aquecimento do corpo e passa a ser usado para a mudança de fase.
Calor Sensível e Calor Latente No calor latente (L), o estado físico da substância é modificado, enquanto no calor sensível ele permanece o mesmo. Outra diferença entre os dois, é a respeito da temperatura. Ou seja, o calor latente independe da temperatura do corpo, enquanto o calor sensível a considera.
O que fazer para não mofar os móveis?
O que os artistas Pós-impressionistas buscavam?
Como clarear os lábios da PPK?
Quanto de gordura equivale 1 kg de músculo?
Como é o tratamento hoje após a reforma psiquiátrica?
Qual é o estado mais pobre da região Nordeste?
Como fazer o seu próprio diário?
Qual a diferença entre sociedade empresária e sociedade simples?
Para que é indicado trometamol Cetorolaco?
Qual é o significado do nome Gustavo?
Quanto tempo para virar diplomata?
Como ler 200 livros em um ano?
O que é o valor de face de um título?
Quanto posso vender na máquina no CPF?