Na maioria das soluções aquosas diluídas, a concentração da água é grande ([H2O]) e a concentração do íon hidrônio ([H3O+]) é bem pequena.
O pH de uma solução indica o teor (medida) de íons hidrônio (H 3 O +) presente no meio. Esse teor determina se a solução analisada apresenta caráter ácido, básico ou neutro.
No cotidiano, o pH é usado geralmente para descrever a neutralidade (ou falta de) de certo item doméstico. Na ciência, trata-se de uma medição da quantidade de íons presentes em uma solução. Se estiver em um curso de química ou ciências, você talvez precise saber como calculá-lo com base na concentração.
Como podemos calcular o pH de uma solução de NaOH? Primeiro iremos fazer a dissociação da base, depois calculamos o pOH e por último calculamos o pH. Isso porque temos uma proporção de 1:1. Agora, vamos calcular o pOH: E, por fim, calculamos o pH da solução:
Calcular o pH do sangue humano. 5) (UFMG) Uma solução de HCL a 0,1 mol/L, calcular o pH dessa solução. Resolução: o HCl é um ácido forte, assim seu grau de ionização é equivalente a 100%. Sendo assim, iremos primeiro calcular a concentração de H+. [H+] = α .