Instrumentos de identificação mais utilizados Testes psicométricos; escalas de características; questionários; observação do comportamento; entrevistas com a família e professores, entre outros.
Características de crianças com altas habilidades ou superdotação
De modo geral, a superdotação se caracteriza pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando e/ou a ser evidenciada no desenvolvimento da criança.
Entre os tipos de altas habilidades/superdotação, apontam-se tra- dicionalmente: o tipo intelectual, que apresenta flexibilidade, inde- pendência, fluência de pensamento, produção intelectual, julgamen- to crítico e habilidade para resolver problemas; o tipo social, que revela capacidade de liderança, sensibilidade ...
A superdotação acaba tornando a criança diferente, com uma inteligência privilegiada e no caso dele, o lado lógico-matemática é o foco e que desenvolve os lobos frontais direito e esquerdo, além de envolver também o lobo parietal esquerdo, responsável por nos dar noção de quantidade”, avaliou.
Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista. Enquanto a média da População apresenta uma pontuação média de QI entrem 1, pessoas com altas habilidades/ superdotação apresentam QI acima de 130. Superdotado é sinônimo de gênio.
Isso nos leva ao seguinte conceito: “Portadores de altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica pensamento criativo ou produtivo, ...
Habilidade acima da média No contexto escolar, a habilidade geral é mais valorizada. Ela é representada pelo raciocínio verbal e numérico, pelas relações espaciais, pela memória e pela fluência do vocabulário.
IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO APRESENTADAS POR ALUNOS MATRICULADOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR Bárbara Amaral Martins – UNESP Miguel Cláudio Moriel Chacon – UNESP Agência Financiadora: CAPES
De acordo com Winner (1998), crianças com altas habilidades são aquelas que apresentam três características atípicas: precocidade; insistência em fazer as coisas a seu modo e fúria por dominar. 4
Nesse sentido, como bem indica o seu nome, as altas habilidades intelectuais estão proximamente relacionadas com as capacidades intelectuais e de rendimento das pessoas. Por esse motivo, para avaliar essas mesmas capacidades, são aplicadas provas que se enfocam em avaliar aspetos como a memória, a fluidez verbal, a atenção, entre outros.
Altas habilidades ou superdotação faz referência a pessoas que conseguem atingir um potencial alto no que diz respeito às áreas e funções mencionadas anteriormente.
Como identificar contatos abertos e fechados de acordo com a numeração?
Quais as maquiagens que devo ter?
Como funciona o ingresso em mestrado?
Como é utilizado o laringoscópio?
Como funciona um RPG de K-pop?
Quais os principais danos causados pelos ácaros Tetraniquídeos?
Como montar um lava rápido em domicílio?
Como emitir nota fiscal sociedade individual de advocacia?
Como colocar os valores no gráfico do Word?
Como identificar o canal do MOSFET?
O que colocar numa cesta para recém-nascido?
Como criar um espaço para meditação?
Como fazer um lindo vaso de suculentas?