Um dos métodos mais utilizados para a avaliação da usabilidade de software é o teste de heurística. Ele se baseia na resolução de problemas partindo das experiências práticas, que podem ser adquiridas por meio de pesquisas e recrutamentos, por exemplo.
Para Sordi e Meireles (2010), o nível de usabilidade de um sistema pode ser obtido avaliando-se características como a facilidade de aprendizagem da operação e a facilidade e eficiência de uso da interface. Para Shackel (1986), ao utilizar o produto é que o usuário constrói sua percepção em relação ao mesmo.
As experiências dos usuários em relação à utilização de uma interface em particular; Os requisitos para uma nova interface; As informações sobre o contexto onde realiza-se tarefas específicas; Os problemas de usabilidade que são associados com a utilização de uma interface.
Em um teste de usabilidade geralmente definimos algumas métricas para avaliar a experiência do usuário em nosso site, aplicativo, produto ou serviço. E isso vale mesmo para testes com um olhar mais qualitativo, em que você quer apenas levantar os principais problemas ou ter insights.
Teste de Usabilidade tem por objetivo verificar a facilidade que o software ou site possui de ser claramente compreendido e manipulado pelo usuário.
1 Preparação: Defina e organize as telas que serão avaliadas. Defina também os objetivos, estes estão ligados a diferentes tipos de aspectos da interface, podendo estar ligada a tarefas, níveis de abstração ou qualidade. Certifique-se que todos os avaliadores estão alinhados acerca dos objetivos.
Como calcular a pontuação?
A usabilidade é um termo utilizado para definir a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa.
A usabilidade é um conceito chave no campo da Interação Humano-Computador (IHC), sendo um atributo de qualidade de sistemas que são fáceis de usar e de aprender. Em outras palavras, diz quão intuitiva é a interface gráfica de usuário ou, simplesmente, interface de usuário.
O desenvolvimento de sistemas de software coloca a usabilidade como um dos atributos de qualidade que norteia o processo de construção do sistema, tópico discutido neste artigo. Usabilidade Hoje em dia, interagir com sistemas de software não é mais privilégio de profissionais de computação e tornou-se uma necessidade comum a toda população.
Para que um sistema seja utilizável, as pessoas precisam ser capazes de aprender a manipulá-lo com facilidade. Isso significa que deve ser intuitivo, prático e exigir o menor número possível de interações para a realização do objetivo.
O usuário, por sua vez, tem hábitos e costumes mutáveis e moldados pelas novas tecnologias. Logo, a usabilidade precisa se adaptar. Estudá-la é o mesmo que compreender o desejo das pessoas e realizar ajustes para melhor atendê-las em questões de tecnologia. Se quer saber tudo sobre esse conceito, este texto é para você.
Quem pode executar o serviço público?
O que acontece se não passear com o cachorro?
Como se chama adesivo perfurado?
Quanto custa um FH 540 zero km?
Quais são os impactos ambientais causados pelo papel?
Qual é a propriedade da multiplicação que não é válida na multiplicação entre matrizes?
Quem voltou pra Greys Anatomy?
Como podemos saber a idade do Sol?
Porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós?
Pode fazer empréstimo com pensão por morte?
O que deve conter em uma integração?
Como conseguir um visto para morar nos Estados Unidos?
Como limpar a drusa de ametista?
Qual estado do Nordeste possui o maior número de negros?
É possível o olho ficar mais claro?
Como é o sistema de saúde na Noruega?
Qual animal vive na água quando filhote e depois vive na Terra?