A Farmacocinética é a área da Farmácia que estuda o caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, administração e avaliação de possíveis efeitos colaterais.
A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.
Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.
Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.
O efeito terapêutico é o efeito benéfico e desejado que o medicamento provoca no organismo quando administrado.
Ramo da Ciência que estuda os medicamentos nos seus diferentes aspetos (história, origem, propriedades, efeitos fisiológicos e bioquímicos, mecanismos de ação, toxicidades, efeitos acessórios, incompatibilidades, etc.).
A absorção de fármacos é definida como a passagem de substâncias ativas encontradas em medicamentos para a corrente sanguínea. É um processo que depende das propriedades, da formulação e da via de administração do medicamento.
Quando ingerimos um remédio, seja pelo método oral ou através da corrente sanguínea, o nosso corpo realiza todo um percurso devido a medicação absorvida, o que recebe o nome de farmacocinética. Por isso, o conceito da farmacocinética nada mais é do que todo o percurso que a medicação faz no corpo humano.
Pois é, tudo isso e muito mais faz parte do universo da Farmacocinética! Por isso, se você nunca ouviu falar sobre isso, vou te explicar o que significa e a partir de agora você vai entender como o nosso organismo atua depois de ingerir um comprimido ou tomar uma injeção. Confira!
Ou seja, a fase farmacêutica é, basicamente, dividida em duas etapas. Essa etapa pode ser complexa e até mesmo demorada, dependendo da forma de sintetização (xarope, cápsula, supositório, entre outras) e a sua via de administração.
A farmacodinâmica também é dividida, didaticamente, em fases. Mas, em vez de cinco, como na farmacocinética, tem três: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico. A seguir, traremos mais detalhes sobre cada uma dessas etapas.
Como funciona a aposta tripla na Bet365?
O que é mídia digital para PS3?
Qual a melhor pós em Direito Penal?
Para que serve o Amazon Web Services?
Porque a bússola sempre aponta para mesma direção?
Como funciona o financiamento para MEI?
Como ser lar temporário para gatos?
Como fazer para entrar numa faculdade nos Estados Unidos?