As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
A orelha capta as ondas sonoras, que se propagam pelo ar, e as encaminha ao canal auditivo. Ao contrário da maioria dos mamíferos, os seres humanos não mexem as orelhas na direção do som. Após entrarem pelo orifício da orelha, as ondas sonoras percorrem os 2,5 cm do canal auditivo, também conhecido como meato.
As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, pois se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico toca um violão, a vibração das cordas produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio.
As ondas sonoras são originadas por vibrações no meio material em que elas vão se propagar. Na maioria dos casos, esse meio é o ar. ... Essa vibração é transmitida para as moléculas de ar que estão ao redor da corda, que por sua vez passam a vibrar.
Nos mamíferos, o órgão responsável pela audição é a orelha (ouvido) que é dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna.
Som e vibração. O som é uma forma de energia causada por vibração; combinando com o ritmo, resulta em música. ... Por sua vez, notas musicais são vibrações sonoras comunicadas através do ar e as freqüências de todas as notas de uma escala musical ficam definidas quando se fixa a freqüência de uma delas.
Os sólidos também são meios de propagação eficientes. Cabe salientar que nesses meios, além da propagação longitudinal, responsável pela sensação auditiva, existe também um componente transversal de propagação sonora. Nos sólidos, o som se propaga de maneira mais veloz do que nos líquidos.
Na água, o som se propaga com uma velocidade de aproximadamente 1450 m/s. Os sólidos também são meios de propagação eficientes. Cabe salientar que nesses meios, além da propagação longitudinal, responsável pela sensação auditiva, existe também um componente transversal de propagação sonora.
Até a porta de entrada do aparelho auditório, o ouvido externo, o som se desloca pelo ar. No ouvido médio, que começa no tímpano, as vibrações fazem tremer três ossinhos, conectados entre si. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido.
Essa propagação ocorre em todas as direções. Por esse motivo a onda sonora é classificada como onda esférica. Ao estudarmos ondulatória, ficamos sabendo que as ondas podem se propagar de maneira longitudinal, transversal ou mista. Nos meios fluidos, ou seja, em gases e líquidos, as ondas se propagam de forma longitudinal.
Como ocorreu a formação da cidade-estado de Atenas?
Qual o melhor jeito de organizar documentos em casa?
Como se escreve guie do verbo guiar?
Como colocar em ordem as cartas Pokémon?
Como fazer a organização de documentos?
Qual é o primeiro passo que se deve ter ao gerenciar os dados de uma empresa?
Como colocar os séculos em ordem cronológica?
Como otimizar o tempo de trabalho?
O que se pode organizar em ordem alfabética?
Como organizar os cosméticos no banheiro?
Como arrumar um quarto para duas pessoas?
Como organizar os ícones na tela do Iphone?
Como se constrói um projeto de vida resumo?
Quais são as matérias do curso de odontologia?