As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Os principais impactos sobre as águas subterrâneas são: contaminação, mineração, perfuração indiscriminada e bombeamento intensivo. A contaminação das águas subterrâneas tem como principais causas o aumento da produção industrial, o crescimento populacional, o aumento no consumo de bens e descartes relacionados.
O uso indevido de fertilizante também afeta as águas subterrâneas. Segundo o professor Aldo Rebouças, substâncias fosforadas e nitrogenadas, que provocam a doença azul em crianças, podem acessar os sistemas aqüíferos, com a desvantagem de que são de difícil remoção.
Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta são: - a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura; - a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento; - a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.
O QUE É A POLUIÇÃO DA ÁGUA
Ou seja, é água tóxica que não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais como a agricultura. Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.
17 curiosidades que você vai gostar
Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde. Esses contaminantes provocam envenenamento, desencadeiam danos ao sistema nervoso, fígado e rins e podem provocar até mesmo câncer.
Já os impactos da degradação do solo e suas consequências são constatados pela redução gradativa de áreas de cultivo, diminuição na atividade agropecuária e aumento de poluição e areia nas áreas afetadas, redução da disponibilidade de recursos hídricos e destruição da flora e fauna.
A água poluída é aquela que apresenta alterações nas suas propriedades físicas e químicas, ou seja, apresenta mudança na cor, no cheiro e no gosto. Essas modificações podem acontecer em razão de derramamento de petróleo ou de lançamento de esgoto, lixo, agrotóxicos e fertilizantes na água, por exemplo.
A poluição ambiental tem origem no tempo em que o homem começou a utilizar a agricultura para a sua sobrevivência. Inicialmente, essa relação era equilibrada. O homem era apenas coletor e caçador, vivendo de forma integrada aos ecossistemas.
A lixiviação dos agrotóxicos através do perfil do solo tende a resultar em contaminação das águas subterrâneas, e, nesse caso, as substâncias químicas são carreadas em solução juntamente com a água que alimenta os aquíferos (SPADOTTO et al., 2004).
O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.
Os fertilizantes nitrogenados minerais e os estercos manejados inadequadamente são apontados como as maiores fontes difusas de contaminação da água por nitrato em áreas agrícolas.
Elas são extremamente importantes para a segurança hídrica, pois 97% das águas doces e líquidas do planeta se encontram na forma de aquíferos. ... O fluxo das águas subterrâneas impede o ingresso da água salgada marinha no continente e consequentemente, a não salinização de aquíferos costeiros.
As 5 principais fontes poluidoras da águaEfluentes e fertilizantes. Efluentes e fertilizantes podem não representar um risco tão grande como outros poluentes, mas mesmo assim eles ainda apresentam os seus perigos. ... Chuva Ácida. ... Fontes difusas. ... Indústria Petrolífera. ... Calor.
As águas subterrâneas são aquelas que se acumulam abaixo da superfície, geralmente nos poros existentes na composição das rochas.
As principais causas da poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas (defensivos agrícolas), o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento.
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Abordaremos, a seguir, os principais tipos de poluição, destacando como eles são gerados e como prejudicam a vida humana e dos demais seres vivos.Poluição atmosférica. ... Poluição hídrica. ... Poluição do solo. ... Poluição térmica. ... Poluição sonora e visual. ... Poluição luminosa. ... Poluição radioativa.
A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade, o que a torna imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam. Como as suas propriedades são alteradas, a água poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.
Os impactos mais comuns no solo pela contaminação são:Redução da fertilidade do solo;Erosão;Desequilíbrio do ecossistema;Redução e desaparecimento da vegetação nativa;Aumento da salinidade;Liberação de gases poluentes;Contaminação dos alimentos que a terra produz;Desertificação;
A erosão é caracterizada pelo desgaste do solo a partir da remoção de suas camadas superficiais. Ela pode ser provocada pela chuva, pela água dos rios, pelo vento e até pelo gelo.
Febre, diarreia, vômito, dor de barriga, desidratação, infecção intestinal. Essas são algumas das doenças que podem ser provocadas pela ingestão de água de má qualidade.
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...
Um panorama sobre a situação atual da água
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Esse número representa metade da população mundial estimada para o período.
Como fazer BO de perda de documentos pela internet?
Como o lixo é descartado em Caraguatatuba?
Como foi o processo de concentração de terras no Brasil?
Como reiniciar o roteador da tenda?
Quais os principais fluxos migratórios para o Brasil?
Como ocorreu o processo de industrialização por substituição de importações?
Qual a relação entre Educação Física e cultura corporal do movimento?
O que aconteceu no final do Segundo Reinado?
Como relacionar o processo de descolonização com a Guerra Fria?
Como ocorreu o processo de formação da crosta e o manto superior da Terra?
Como instalar um novo sistema no computador?
Quais foram os motivos para o surgimento da Sociologia no Brasil?
Como ocorreu a fundação da cidade de Arapoti?
Como relaxar a raiz do cabelo crespo naturalmente?
Como ocorreu o treinamento militar em Esparta?
Como rejuvenescer as células do corpo?
Como ocorre o resfriamento das latas no experimento latas ao sol?