De qualquer modo, a religião pode contribuir para a moral, de múltiplos modos. A religião autêntica deverá constituir mais um impulso para a acção ética. Quando se pergunta pelo fundamento último da moral na sua incondicionalidade, é difícil não ser confrontado com a religião e o absoluto de Deus.
A religião é exatamente isso: a crença em um poder superior, que resulta em uma postura moral, diante da sociedade. A ética, igualmente, é um conjunto de regras morais, visando o bem do grupo sem, no entanto, haver a crença em algo além do que é material.
De modo simplificado, a liberdade religiosa é a liberdade de professar qualquer religião, de realizar os cultos ou tradições referentes a essas crenças, de manifestar-se, em sua vida pessoal, conforme seus preceitos e poder viver de acordo com essas crenças.
Seguindo a tradição consagrada desde 1891, a Constituição de 1988 impõe a proibição de estabelecer, subvencionar ou embaraçar o funcionamento de cultos religiosos ou igrejas. Há, porém, a possibilidade de “colaboração de interesse público”, nos moldes antes previstos pelas Constituições de 19.
A liberdade de expressão é garantida pela Constituição de 1988, principalmente nos incisos IV e IX do artigo 5º. Enquanto o inciso IV é mais amplo e trata da livre manifestação do pensamento, o inciso IX foca na liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.
Embora alicerce as religiões, a ética as suplanta, pois seus princípios são universais, ou seja, valem em qualquer tempo e em qualquer lugar – enquanto a moral muda conforme os hábitos e costumes e interesses característicos do tempo e do lugar.
Uma vez que a ética é o estudo das questões relativas às ideias e normas de conduta na sociedade, a ética cristã é a regulamentação dessas normas sob o prima cristão. A ética cristã é quando o indivíduo procura viver sua vida sob os ensinamentos de Jesus, seguindo os mandamentos, vivendo de acordo com o que a sua religião prega ...
Ética religiosa: o fundamento do Direito e da verdade moral – Por Thiago Brega de Assis A ética é o ramo da filosofia ou ciência que estuda o fundamento da ação correta, a razão que seguimos para agir de um modo bom, e, assim, justo. Ética é o estudo da moralidade, que define o que são comportamentos corretos.
Nele são reveladas a ética e a moral do Reino de Deus em questões como: a ira, o adultério, o divórcio, o juramento, a vingança e o amor (Mt 5.22,28,32,37,39,44); também aborda a esmola, a oração e os jejuns (Mt 6.1,5,16); passando pela questão do prejulgamento, dos falsos profetas e dos alicerces espirituais (Mt 7.1,15,24-27).
10 Pontos Importantes da Ética Cristã… Se a ética cristã está pautada em seguir “a doutrina de Cristo” e dar valor aos “princípios fundamentos a Palavra de Deus”, vejamos alguns pontos que sustentam e baseiam os “valores, fundamentos, princípios e essência” dessa ética:
O que indica a vogal temática?
O que fazer nas primeiras aulas de Geografia?
Como ocorre a ativação do receptor celular pela insulina?
Como identificar uma chave primária?
Quais as células envolvidas na resposta imune inata?
Como elaborar um plano comercial?
Qual exame detecta aneurisma na aorta?
Sou neto de português Tenho direito à cidadania portuguesa?
O quê questiona a Revolução Copernicana?
Qual o melhor veneno para matar cupim de solo?
Como ver a cárie no exame de radiografia?
Como funciona o processo de extração de areia?
Como identificar folha de couve?
Onde encontrar Netherite no Minecraft?
Como usar próclise Mesóclise Enclise?
Qual o objetivo de um projeto de extensão?