Com a criação de animais e a agricultura, o homem sentiu necessidade de se fixar a um lugar. Surgiram assim as primeiras aldeias, normalmente juntas ou próximas dos grandes rios como o Nilo, Eufrates, Tigre ou Jordão (Jericó), devido à necessidade de água para regar e fertilizar os campos.
Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia.
As atuais regiões da Nigéria e Camarões foram as localidades onde surgiram esse grupo que viveu no período da Idade do Ferro. Eles foram responsáveis pela introdução de novas técnicas que contribuíram para a formação das primeiras comunidades agrícolas.
As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
Com a criação de animais e a agricultura, o homem sentiu necessidade de se fixar a um lugar. Surgiram assim as primeiras aldeias, normalmente juntas ou próximas dos grandes rios como o Nilo, Eufrates, Tigre ou Jordão (Jericó), devido à necessidade de água para regar e fertilizar os campos.
Por volta de 6500 a.C. iniciou-se a ocupação dos vales dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras aldeias se formaram ao norte (Alta Mesopotâmia), já que ali a agricultura era mais fácil, pois não sofria com as inundações, muitas vezes violentas, dos dois rios.
O sítio arqueológico foi descoberto em 1850, quando uma tempestade revelou as ruínas da aldeia ocultadas pelas dunas de areia costeiras.
Por volta do terceiro milênio antes de Cristo surgiram as primeiras aldeias agrícolas da América. Os principais vegetais cultivados eram o milho, a batata, o feijão e a abóbora.
As primeiras aldeias se estabeleceram em locais férteis, propícios para a agricultura, normalmente às margens de rios. (CORRETA) e) As primeiras aldeias surgiram nas florestas, onde havia galhos e madeira para a construção de abrigos.
Sobre o surgimento das primeiras aldeias e cidades temos que tal fator ocorreu por volta de 8.000 AC na região da Mesopotâmia (região do atual território do Iraque), nas margens dos rios Tigre e Eufrates.
Introdução –antes das cidades: Período Neolítico: vida estável nas aldeias primeira condição para vida nas cidades. Diferenças entre aldeia e cidade:
As primeiras cidades desenvolveram-se primariamente em torno de corpos de água doce, tais como rios e/ou lagos. Antigas civilizações observaram que vales fluviais de clima quente apresentavam várias ótimas condições para a criação de um assentamento permanente.
Aula 03 –Surgimento e formação das cidades Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E. Capitalismo e urbanização CAPÍTULOS 01 E 02 Como foi o início das cidades? Entender o que é a cidade
A cidade na história As origens da cidade são obscuras, enterrada ou irrecuperavelmente apaga numa grande parte do seu passado, e são difíceis de pesar suas perspectivas futuras. Se quisermos lançar novos alicerces para a vida urbana, cumpre-nos compreender a natureza histórica da cidade e as suas funções originais.
Qual a diferença entre 110 e 220?
O que fazer quando um filho erra?
Como testar a câmera do notebook Dell?
Como consultar o IPVA 2021 de Pernambuco?
Como voltar a falar com a Ex-melhor amiga?
Como saber se minha tomada e 20 amperes?
Como saber se é voz reflexiva?
Como puxar o boleto do Simples Nacional?
Como é o monitoramento da tornozeleira eletrônica?
Como saber se a água do aquário está bem oxigenada?
Quais são as atitudes de uma pessoa honesta?
Como saber se uma sentença é falsa ou verdadeira?
Como saber se a uva passa estragou?
Como saber se a uva verde está boa?
Quem tem mestrado deve ser chamado de mestre?