Não havia iluminação pública e, à noite, as ruas ficavam muito escuras. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas pela luz de velas, lamparinas ou lampiões. Nas noites de lua cheia, aproveitavam para passear nas praças e ruas mais movimentadas.
Antigamente as cidades não tinham energia elétrica, a única fonte de luz era o Sol e com o tempo surgiram os lampiões, apenas as casas mais ricas possuíam um sistema próprio a gás. No Brasil, só em 1883 surgiu a primeira usina termelétrica e em 1889 a primeira hidrelétrica.
Desde 1879 o mundo ficou mais iluminado com a chegada da lâmpada elétrica. Mas no Brasil, primeiro evoluímos para o gás (1854) e posteriormente para eletricidade. Nesse período, fogueiras, tochas, velas, lampiões e lamparinas conviveram por muito tempo nas cidades até a modernização ser completa.
A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia.
Os desdobramentos do problema são muitos, entre eles a impossibilidade de estudar à noite, dificuldade de acesso à informação, desperdício de comida por falta de geladeira e insegurança.
A energia elétrica chegou com a Light, em 1899. Mas a primeira experiência foi em 1900, com o começo dos bondes. Os lampiões de gás funcionaram na cidade até 1929 - quando eram 10.711. No mesmo ano, começou a troca por luminárias elétricas incandescentes.
Até os anos 1960, a iluminação de rua era realizada por meio de lâmpadas incandescentes, porém, em alguns lugares, era utilizado também lâmpadas fluorescentes. Com o tempo, as lâmpadas que funcionavam a base de vapor de mercúrio (brancas) foram ganhando mais território na iluminação das cidades.
Como se vivia no Brasil antes da eletricidade? Você consegue imaginar como seria viver sem eletricidade? Para as novas gerações, a falta da energia elétrica é algo inimaginável. Seria impossível viver sem computador, geladeira, televisão, chuveiro elétrico e tantos outros confortos e comodidades trazidas pela energia elétrica.
Apenas por volta de 1800, com a invenção da bateria elétrica, que se começou a pensar em uma nova forma de produzir luz. Um dos pioneiros foi o inglês Humphry Davy. O químico descobriu que um dos caminhos mais simples era utilizar uma corrente elétrica para aquecer um fragmento de metal até atingir sua incandescência, emitindo luz.
De acordo com o livro de Gênesis, a luz foi criada por Deus quando ele proferiu uma simples frase: “faça-se a luz!”, separando o dia das trevas noturnas. Desde então, foram centenas de anos até que nossos antepassados pré-históricos controlassem o fogo, animando um pouco mais as noitadas nas cavernas.
Entre crenças, lendas e realidade, a luz sempre permeou nossa existência. De acordo com o livro de Gênesis, a luz foi criada por Deus quando ele proferiu uma simples frase: “faça-se a luz!”, separando o dia das trevas noturnas.
Qual o salário de um Leiloeiro?
Como ser revendedor PlayStation?
Como validar o diploma de medicina no Canadá?
Como reutilizar a água da máquina de lavar Eletrolux?
Como as empresas podem reutilizar a água?
Como anunciar os padrinhos do bebê?
Qual o significado de sócio político?
Como saber o número que ligou no meu telefone fixo?
Como revender produtos da Bauducco?
Como renovar o passe livre 2021?
Como que escreve Thank you very much?
Quando é preciso retirar o histórico escolar?
Como perguntar em inglês se você está bem?
Pode usar agulha de insulina mais de uma vez?
Como abrir uma empresa de construção e reforma?