As células-tronco, quando colocadas em contato com uma célula diferenciada (pele, músculo, etc) tanto in vitro como in vivo, se multiplica produzindo células filhas, idênticas ao órgão em questão.
O tratamento com células tronco deve ser feito em um hospital ou clínica especializada nesse tipo de procedimento e é feito com a aplicação das células tronco diretamente no sangue da pessoa em tratamento, resultando na estimulação do sistema imune e formação de células especializadas.
Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.
Outro uso potencial das células-tronco embrionárias inclui a investigação do desenvolvimento embrionário humano precoce, o estudo de doenças genéticas e como sistema in vitro para testes toxicológicos.
É aí que mora a polêmica, pois para se utilizar células tronco embrionárias para fins de pesquisa o embrião precisaria ser destruído, o que para algumas pessoas seria considerado interrupção da vida.
- Unipotentes, aquelas células que se diferenciam em um único tecido. Constitui um mistério para os cientistas a ordem ou comando que determina no embrião humano que uma célula-tronco pluripotente se diferencie em determinado tecido específico, como fígado, osso, sangue etc.
São células obtidas, principalmente, na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, mas cada órgão do nosso corpo possui uma quantidade de células-tronco que é responsável pela renovação das nossas células ao longo da vida (Figura 4).
Usos das células-tronco As células-tronco são usadas atualmente em terapias celulares e também para criação de modelos de pesquisa, para entendimento de doenças e desenvolvimento de medicamentos. Veja a seguir alguns usos aprovados e em desenvolvimento das células-tronco.
Nem toda célula-tronco pode virar qualquer tipo de célula diferenciada. Por isso, elas são classificadas de acordo com esse potencial. São três tipos: Totipotentes: são as células originais do embrião, que tem potencial para se tornarem tanto células do corpo, quanto para formarem tecidos extra-embrionários (como a placenta, por exemplo).
Além dessas doenças, o tratamento com células tronco também pode ser benéfico em caso de osteoporose, doenças cardíacas, Alzheimer, Parkinson, displasia do timo, traumatismo craniano e anoxia cerebral, por exemplo.
Onde as células-tronco são encontradas As células-tronco embrionárias (totipotentes e pluripotentes) são encontradas apenas em embriões e muitas vezes podem ser retiradas de embriões descartados em processos de fertilização in vitro (processo que já causou polêmicas e discussões, já que não está estabelecido se esses embriões estão vivos).
Qual o limite do aviso prévio trabalhado?
Como funciona um campeonato de Free Fire?
Como instalar adaptador USB para serial?
O que significa os cartões no futebol?
O que pode substituir o flúor?
Como funciona o stop programado?
Quando zera os pontos da CNH 2021?
O que faz uma pessoa que trabalha no IML?
O que causa os vasinhos nas pernas?
Como é a prova do vestibular Pitágoras?
Como superar mães narcisistas com?
Como funciona a física do violão?
O que fazer diante das dificuldades?
O que são lacunas normativas lacunas fáticas e lacunas valorativas?
Como é o trabalho de um policial militar?
Como superar uma mãe narcisista?
O que é pólipo no colo do útero?
Como assistir às aulas online na Cruzeiro do Sul?