As células-tronco, quando colocadas em contato com uma célula diferenciada (pele, músculo, etc) tanto in vitro como in vivo, se multiplica produzindo células filhas, idênticas ao órgão em questão.
O transplante de células-tronco pode ser utilizado como parte do tratamento de doenças do sangue, como leucemia, certos tipos de linfoma (incluindo linfoma de Hodgkin), anemia aplásica, talassemia, anemia falciforme e algumas doenças metabólicas congênitas ou decorrentes de imunodeficiência (como a doença granulomatosa ...
As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico.
Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.
Outro uso potencial das células-tronco embrionárias inclui a investigação do desenvolvimento embrionário humano precoce, o estudo de doenças genéticas e como sistema in vitro para testes toxicológicos.
Células-tronco podem ajudar na rejeição de transplante de órgãos no futuro. As novidades sobre células-tronco podem ser uma esperança a mais na área de transplantes de órgãos no futuro. Pesquisadores dos Estados Unidos estão estudando sobre a inativação do mecanismo de rejeição do corpo humano a um órgão externo.
As células-tronco adultas são células indiferenciadas que possuem a função de renovar e reparar os tecidos do corpo.
Uma célula tronco pode se diferenciar progressivamente em um miócito (célula muscular), um osteócito (célula do tecido ósseo), bem como em um neurônio (célula do tecido nervoso). E, dessa forma, são capazes de originar todos os órgãos corporais.
Assim, as principais doenças que podem ser tratadas com as células-tronco são: Doenças metabólicas, como obesidade, diabetes, doenças hepáticas, leucodistrofia metacromática, síndrome de Günther, adrenoleucodistrofia, doença de Krabbe e síndrome de Niemann Pick, por exemplo;
A célula tronco utilizada normalmente é coletada após o nascimento, ficando congelada em um laboratório especializado em histocompatibilidade e criopreservação ou em um banco público por meio da Rede BrasilCord, em que as células tronco são doadas para a sociedade.
Como passar dados do iCloud para Google Drive?
Como provar que fui bolsista do CNPq?
Como abordar a variação linguística em sala de aula?
Como saber se o meu amigo se importa comigo?
Como transferir do Nubank para o Itaú?
Como saber se o meu currículo é bom?
Como transferir domínio Registro BR para Locaweb?
Quem é o beneficiário do FGTS?
Como transferir dinheiro do Banco do Brasil para o PicPay?
Como descobrir a infertilidade feminina?
Como passar arquivos do iPhone para o pen drive?
Como jogar de Master Yi Jungle 2020?
O que fazer quando meu gato está triste?
Como traduzir um e-mail em inglês para português?
Qual é a Creepypasta mais forte?
Como faço para transferir dinheiro do Bradesco para caixa?
Como saber se sou Infj ou ISFJ?
Tem como transferir dinheiro de uma conta da Steam para outra?