Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra. ... Cada gene oriundo de um dos progenitores (mãe ou pai) é denominado alelo.
As germinativas, por sua vez, ocorrem em células que originam gametas, sendo, portanto, mutações que podem ser transmitidas à geração seguinte. As mutações podem ser ainda gênicas ou cromossômicas.
Nos seres humanos, a transmissão de características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O gameta masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário, contêm 23 cromossomos cada.
Os genes ficam armazenados no interior das células, em estruturas chamadas cromossomos, que funcionam como verdadeiros arquivos. O componente principal dos cromossomos é uma substância chamada ácido desoxirribonucleico, o ADN, mais conhecido pela sigla em inglês: DNA. Cada gene é formado por uma seção de DNA.
É no DNA que estão codificadas todas as características de um ser vivo, que são únicas em cada indivíduo. ... No caso do DNA, a pentose é do tipo desoxirribose e as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina. O conjunto formado pela pentose, pelo ácido fosfórico e pela base nitrogenada forma o nucleotídeo.
Os descendentes herdam as características genéticas dos seus progenitores em função do genótipo passado pelo seus pais e mãe no caso da reprodução sexuada dos seres vivos. O genótipo é o conjunto de genes de um individuo. Esses genes ditam nossas características como a cor do olho e do cabelo.
Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.
as características hereditárias são transmitidas durante um processo de meiose, onde os cromossomos contém os genes, são gerados aleatoriamente para construir um óvulo e o espermatozóide.
A compreensão desse processo permite entendermos como se dá a transmissão das características hereditárias. Esquema da relação entre DNA e cromossomos. Os nucleossomos são constituídos de DNA associado a proteínas chamadas histonas.
A partir dessas descobertas, diversos avanços ocorreram na Biologia Molecular e afetaram diretamente o desenvolvimento da Genética. Entre esses importantes avanços, destaca-se a técnica do DNA recombinante, que se caracteriza pela capacidade de isolar um trecho de DNA e colocá-lo em uma bactéria a fim de produzir cópias desse trecho.
Este artigo pretende ser uma introdução geral e acessível ao conceito, para mais informações veja o artigo Genética. A Genética é a especialidade biológica que estuda os genes, e tenta explicar o que eles são e como eles trabalham.
Genes são a maneira pela qual os organismos vivos herdam características de seus ancestrais; por exemplo, crianças usualmente se parecem com seus pais porque elas herdaram os genes dos pais. A genética tenta identificar quais características são herdadas, e explicar como estas características são transmitidas de geração para geração.
Como transformar resultado de fórmula em texto?
Como mudar a cor das notas do iPhone?
Como calcular a quantidade de placas fotovoltaicas?
O que é a medida de um triângulo?
Como jogar os jogos do Xbox One no 360?
Qual o valor de um crepe suíço?
Como saber se um átomo é maior que o outro?
Como saber qual volume de Ox usar?
Qual o medidor de pressão mais preciso?
Como saber que tipo de gráfico usar?
Quais músicas o YouTube permite?
Quais são os tipos de problema de visão?
Como saber se o meu celular e Adreno?
Como usar o moedor da Kitchenaid?