As amebas podem penetrar nos vasos san- guíneos e, através da circulação porta, atingir primeiramente o fígado, que é o principal órgão com acometimento extra-intestinal, formando abscessos “necrose coliquativa” (SILVA e GOMES, 2005).
A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, cujos cistos podem ser ingeridos por meio de água e alimentos contaminados ou mesmo por contato com pessoas contaminadas.
A Entamoeba histolytica nos contamina, por exemplo, quando ingerimos os cistos junto com alimentos, principalmente verduras cruas e frutas, ou na água contaminada por dejetos humanos. Esses cistos, quando chegam no final do intestino delgado ou no início do intestino grosso, sofrem desencistamento .
Em alguns casos, este parasito é capaz de romper a barreira da mucosa intestinal e chegar ao fígado por meio da circulação porta, onde pode causar abscesso que cresce rapidamente e é quase sempre fatal. Evidências baseadas apenas na morfologia apontavam a existência de uma única espécie.
A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.
24 curiosidades que você vai gostar
Ciclo biológico da amebíase
O ciclo da Entamoeba histolytica começa quando alguém ingere alimentos ou água contamina com cistos. Outra forma é tendo contato com o cisto através da via fecal-oral. Também é possível contrair a amebíase através da transmissão sexual, neste caso o contato com o cisto é por via oral-anal.
Se houver suspeita de amebíase e a pessoa manifestar sintomas, é usado um amebicida (um medicamento que mata amebas) que pode ser o metronidazol ou tinidazol. O metronidazol precisa ser tomado por sete a dez dias. O tinidazol precisa ser tomado por três a cinco dias.
Os abscessoshepáticos (AHs) costumam ocorrer após processos de peritonite devido aoextravasamento de conteúdos intestinais que atingem o fígado por via portal. Tambémpodem ocorrer de forma secundária à infecção das vias biliares com disseminaçãohepática.
histolytica é patogénica para o Homem. A transmissão da infecção ocorre geralmente, por via fecal-oral, pela ingestão de água ou de alimentos contaminados por cistos de Entamoeba.
O que é protestantismo e qual a sua origem?
Como pagar menos impostos sendo representante comercial?
Qual a importância do desenvolvimento de técnicas na história da humanidade?
Como falar com atendente Embasa?
Como pagar fatura parcelada Santander?
Como você pode contribuir para uma sociedade mais ética?
Quais as principais contribuições da água ao ser humano?
Como podemos prevenir a resistência à antibioticoterapia?
Quais são as formas de excreção do colesterol?
O que é unidade de concentração?
O que os fertilizantes provocam nas algas?
Como se chama o desequilíbrio causado pelo excesso de nitrogênio no solo?
Como posso usar a água de forma sustentável?
Como podemos controlar os efeitos de uma poção para envelhecer?
Como deve acontecer o processo de elaboração do projeto político pedagógico de uma escola?