Mas o que fazer se o cimento empedrar?! Confira uma dica básica caso isso aconteça com você: Coloque o cimento em uma peneira e, usado equipamento de proteção, como óculos e luvas, vá peneirando todo o material, o que ficar retido deve ser descartado, aperte bem para aproveitar o máximo possível do material.
Resíduos de argamassa podem aderir rapidamente a qualquer superfície e, depois que isso acontece, é difícil removê-los sem danificá-la. Coloque num borrifador uma solução de uma parte de água para uma de vinagre. Borrife-a nos azulejos, deixe a solução agir por alguns minutos e, por fim, esfregue-os com um pano limpo.
Como aproveitar o cimento empedrado:
Armazene em local seco e arejado, sobre estrado elevado do solo, em pilhas com no máximo 1,5 m de altura, em sua embalagem original fechada. Sua validade é de 8 meses a contar da data de fabricação impressa na embalagem, para embalagens de papel, e 12 meses para embalagens de plástico.
Uma das recomendações para aproveitar o cimento empedrado é através do peneiramento (utilizando os equipamentos de proteção individual) preferencialmente #100, de tal forma que os grumos fiquem todos retidos na peneira. Este material deve ser descartado e o que passou pode ser utilizado.
Os resultados obtidos indicam que o resíduo de argamassa pode ser utilizado para a produção de revestimentos de argamassa mista (de cimento e cal), obtendo bom resultado de aderência à tração, e baixos níveis de fissuras.
O que deve fazer para conservar o cimento
O melhor é encharcar bem para amolecer e tirar com cuidado com uma espátula, plástica, por favor. A metálica risca a louça e o melhor é dispensar a lã de aço. Se ainda precisar de reforço para tirar pedacinhos menores, use a bucha azul com água quente e não se esqueça de usar luvas em todo o processo.
Posso utilizar argamassa colante após seu vencimento? Não é recomendado, pois o produto perde suas propriedades após o vencimento e ao utilizá-lo nessas condições, os problemas provenientes do material vencido passam a ser de responsabilidade do cliente. O uso do produto vencido implica na perda de garantia.
Se você não tem nenhuma ferramenta elétrica à mão, mas precisa trabalhar numa área grande, use uma espátula rígida de remoção de argamassa, que se parece com uma pequena colher de pedreiro. Se a superfície é pequena ou se a argamassa é à base de borracha, use uma lâmina comum, como um bisturi.
De acordo com a professora Elizabeth Montefusco, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia o primeiro passo é verificar se a argamassa se desprende com facilidade de forma a esfarelar ou se a mesma apresenta lascamentos, se está destacando em pedaços duros, umidade, manchas, ou até mesmo, se está bem aderente ao substrato.
Já no caso de pisos e azulejos estufados, existe a necessidade de se remover as cerâmicas e parte da argamassa para que se mantenha o nível. Posteriormente, deve-se recobrir a superfície com argamassa adicional. Ao se utilizar equipamentos elétricos para a remoção das argamassas, é preciso sempre ter cuidados com as tomadas.
Para que se defina o processo de remoção da argamassa, é necessário analisar a quanto tempo foi executada, em que meio se encontra (se em área interna ou externa), e a agressividade do meio em que foi aplicada.
O que marca o surgimento da responsabilidade social?
Quais os tipos de ética que encontramos na sociedade no nosso Dia-a-dia *?
Quais as influências do folclore brasileiro?
Qual é o time que não tem Copinha?
Como saber se a lâmpada LED é forte?
O que é nota qualitativa e quantitativa?
Qual o CNAE para comércio de alimentos?
Como fazer uma marca com o meu nome?
Como desligar o sensor de proximidade do iPhone?
O que acontece se aumentar o perfil do pneu?
Quais são os riscos físicos no ambiente de trabalho?
O que acontece se eu só jantar?
Como acabar com o uso das sacolas plásticas?