Para lavouras em formação ou em produção, é preciso atentar à época de aplicação. O calcário deve ser utilizado sempre antes das adubações, principalmente bem antes da fosfatagem. Então, podemos parcelar o calcário, aplicando metade antes da aração e metade antes da gradagem, incorporando-o melhor.
A correção do solo Dentre esses, o calcário – rocha calcária moída – se destaca, empregado com a finalidade de corrigir a acidez do solo. A recomendação de calagem deve ser feita a partir da análise do solo, para que seja possível definir qual corretivo de acidez será mais adequado.
Já o cafeicultor Herivelton Ferreira da Silva, de Inhapim (MG), quer saber qual o momento adequado para colocar calcário na lavoura de café. “O ideal seria entre março e abril. Após 30 a 40 dias da última aplicação.
1- Distribua uniformemente sobre o terreno metade da quantidade de calcário sobre o terreno e realize a aração o mais profundo possível. 2- Distribua a outra metade da quantidade de calcário sobre o terreno arado e passe a grade niveladora. Dessa forma, o calcário ficará bem distribuído por toda a camada arada do solo.
A calagem é uma grande aliada para a tolerância das plantas a períodos de estiagem. Isso porque os principais objetivos da calagem são eliminar a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio para as plantas.
Lavoura. Todo o trabalho começa com a preparação do solo, o plantio, a adubação e o manejo de pragas e doenças. ... Posteriormente são feitas adubação (matéria orgânica e adubos minerais) e calagem (aplicação de calcário), de acordo com a análise do solo.
O sulfato de amônio, ou SAM, é um fertilizante utilizado no manejo agrícola como fonte de nitrogênio e enxofre. O fornecimento desses dois importantes nutrientes para as plantas é uma das principais vantagens desse adubo, mas ele também tem desvantagens que podem trazer problemas para o agricultor.
Para definir qual é o melhor calcário para se utilizar, verifique em sua análise de solo as quantidades de cálcio e magnésio. Assim você poderá escolher se irá aplicar um calcário com maior ou menor concentração desses nutrientes.
No sistema de cultivo convencional ocorre a aplicação incorporada do calcário no solo. Já no sistema de plantio direto ocorre a aplicação superficial. Agora que você sabe um pouco mais sobre a calagem, veja como o calcário reage no solo. Quando aplicamos calcário no solo, ocorrem várias reações para a redução da acidez no solo.
A NC calculada por qualquer das fórmulas apresentadas anteriormente indica a quantidade de calcário com PRNT = 100 % a ser incorporado por hectare, na camada de 0 a 20 cm de profundidade. Portanto, é uma dose de calcário teórica. Na realidade, a determinação da quantidade de calcário a ser aplicada deve levar em consideração:
Para calcular o PN de um calcário, usamos a seguinte fórmula: Para que o calcário sofra reação no solo, as partículas do corretivo têm que estar em contato com o solo. Então, quanto mais fina a granulometria, mais rápida a velocidade de reação do calcário no solo.
Como desativar chamada de emergência do celular Samsung?
Como tirar o nome do arquivo do Word?
O que causa o mau cheiro na geladeira?
Como retirar o fermento do fermentador de cerveja?
Como extrair apenas o mês de uma data no Excel?
Como usar o Lysoform para tirar o odor das roupas?
Como tirar manchas de ferrugem de torneira?
Como tirar ferrugem de objetos de metal?
Porquê da ferrugem no vaso sanitário?
Como tirar foto da Lua com celular Lightroom?
Como acabar com surto de carrapato?
Como pintar uma grade de ferro enferrujada?
Como convencer um homem a fazer o que eu quero?
Como tirar foto com animal 3D?