De uma forma geral, é recomendável a interpretação dos índices de liquidez da seguinte forma:
O indicador de liquidez geral leva em conta a situação no curto e no longo prazo da empresa, por meio da seguinte equação: Liquidez Geral = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo/ Passivo Circulante + Passivo Não Circulante.
Os Indicadores de Liquidez e Endividamento são no total 4: liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata e liquidez geral.
Os indicadores de liquidez são índices financeiros que servem para averiguar o crédito de uma empresa, ou seja, sua capacidade monetária para cumprir com suas obrigações do passivo. Dessa forma, esses indicadores são de suma importância para observar a saúde da empresa e criar proteção patrimonial.
Liquidez corrente é um indicador financeiro que mostra a capacidade de uma empresa de quitar todas suas dívidas a curto prazo. Na teoria, nada mais é do que a relação entre os valores previstos de entrada em caixa e também de saída — nesse caso, em um curto horizonte de tempo.
De início, vamos conhecer o conceito de liquidez. Ele corresponde à facilidade e velocidade com as quais um ativo pode ser convertido em dinheiro novamente. Ou, em uma definição mais simples, é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro.
Abaixo, você conhecerá cada um deles e aprenderá a definir e calcular cada indicador de liquidez. Qual a utilidade dos indicadores de liquidez? Os indicadores de liquidez são índices financeiros utilizados para verificar como está o crédito da empresa, sua capacidade monetária para cumprir com as obrigações compreendidas no passivo circulante.
Os índices de liquidez são razões entre determinadas variáveis contábeis de uma empresa que visam fornecer um indicador da capacidade da empresa de pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.
Segue a fórmula: (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante = Índice de Liquidez Seca Indica a liquidez econômica em longo prazo. Assaf Neto, (2007, p. 191) afirma que, “Esse indicador revela a liquidez, tanto a curto como a longo prazo.
O autor esclarece que se os índices de liquidez apresentam um resultado bom, isso não pode ser entendido ‘definitivamente’ como uma condição de pagamento, pois é preciso analisar qualitativamente as contas e os ciclos destas para identificar seus prazos, giros e condições.
Tem como colocar tampo de vidro em mesa de madeira?
Como trabalhar a Prova Brasil na sala de aula?
Como ajustar o foco do microscópio?
Como fixar uma janela em primeiro plano?
Como lavar tecidos para costura?
Como colocar música no toque do celular Samsung A01?
Quais os principais grupos de organismos viventes?
Como mudar traçado no Illustrator?
Quantas gramas de leite em pó faz um litro?
Quais são os cinco ângulos Cinematograficos mediante a posição da câmera?
Como mudar a aparência da tela do computador?
Como são caracterizadas as personagens no texto 1 e no texto 2 *?
Como usar o óxido de zinco e eugenol?
Como são chamados os animais que tem coluna vertebral em seu esqueleto?