Fique em pé com os pés separados à distância dos quadris. Coloque um braço atrás do corpo e desça-o até que o pulso esteja apoiado sobre o banco ou a mesa. A palma da mão deve estar voltada para cima. Cuidadosamente, desça o corpo até sentir o bíceps começar a se alongar.
Faça o seguinte: sentado ou em pé, estenda os braços para os lados mantendo-os paralelos ao chão. Vire os polegares para baixo, para que as palmas da mão fiquem viradas para trás do seu corpo. Segure nessa posição por alguns segundos e, em seguida, movimente as mãos e os braços para frente e para trás.
Exercícios de alongamento são a chave para solucionar ou amenizar o encurtamento. “Eles fazem com que o músculo sofra um afastamento de suas fibras, o que gera um aumento de sua elasticidade, ganhando assim maior amplitude de movimento”.
Para realizar o teste é necessário deitar-se na posição decúbito dorsal (barriga para cima) e “abraçar” um dos joelhos, tentando manter a outra perna completamente esticada no chão. Caso a perna que não foi abraçada não fique completamente no chão, significa que existe uma deformidade e encurtamento muscular.
Como tratar um encurtamento muscular
É importante a prática passiva, ou seja, quando a execução do alongamento é feita por um especialista e não por conta própria. Só assim conseguimos atingir o limite recomendado e potencializar o tratamento. Além de alongar, é importante buscar o fortalecimento e equilíbrio muscular.
37 curiosidades que você vai gostar
Mecânica do encurtamento muscular
Quando não há estímulo para o alongamento dos músculos, as fibras se amontoam e perdem a elasticidade. A pele, assim, também adere à posição inativa do músculo, o que limita a extensão dos movimentos. O corpo se adapta a essa baixa demanda muscular, levando ao encurtamento.
O encurtamento de membros, cientificamente chamado de dissimetria é uma condição onde uma perna é mais curta do que a outra. A diferença do tamanho entre as pernas pode ter variação inferior a um centímetro a mais centímetros.
O encurtamento muscular pode limitar seus resultados e aumentar as chances de lesão. As razões para isso, são muitas. Mas precisamos entender todo o contexto que envolve o movimento, para entender porque o encurtamento muscular é tão prejudicial para seus treinos de musculação.
A retração muscular foi mensurada através da goniometria nas articulações dos músculos avaliados e para a quantificação de flexibilidade de cadeia muscular posterior foi utilizado o banco de Wells.
Para que serve o GPS em levantamento topográfico?
Para que que serve Neutrofer prev?
Como usar o tradutor do Google no WhatsApp?
Como funciona o Google Play jogos?
Como tirar tema do Galaxy Themes?
Qual é a função do Glicopan Gold?
Como ler o destino na borra de café?
Para que serve o Google autenticador?
Como baixar o Google Earth atualizado?
Como utilizar o Google Slides?
Qual a aplicabilidade do Google Maps?