Resposta: Numa montagem equatorial os dois eixos do telescópio designam-se por eixo polar e eixo de declinação (ver figura). Para começar o eixo polar deverá ter uma inclinação igual à Latitude do local onde se está a fazer a observação (por exemplo, no caso da Madeira, são aproximadamente 32º).
Para rastrear objetos no céu, seu telescópio deve ser primeiramente alinhado. Isto significa levantar a cabeça do telescópio ate que aponte para o pólo celestial Norte ou Sul.
As montagens equatoriais podem ser ajustadas com um motor elétrico (um "drive clock") que automaticamente girará o telescópio, compensando a rotação da terra (isto também pode ser feito a mão), fazendo o acompanhamento do astro visado. É mais indicada para telescópios com abertura superiores a 150mm.
Na Montagem equatorial, o eixo primário é montado precisamente paralelo ao eixo terrestre. Deste modo ele aponta para o pólo celeste, e por isso recebe o nome de Eixo Polar. O eixo secundário permite a movimentação no sentido da declinação, de 0º no equador até +90º no Pólo Norte, e -90º no Pólo Sul.
A Montagem Equatorial(EQ) de telescópio é um sistema mecânico complexo que está alinhado paralelo ao eixo da Terra e é pivotado em um angulo reto a fim de seguir o movimento aparente de objetos celestes (causado pela rotação da Terra).
O que define se uma montagem é equatorial ou altazimutal, não é a sua construção, e sim a orientação de seus eixos. Numa montagem altazimutal o eixo principal permite movimentação no sentido do azimute, que é o ângulo horizontal, partindo do Norte no sentido do Este, Sul, Oeste e chegando novamente ao Norte.
SkEye Astronomy Basta apontar o celular para a direção desejada e ficar pode dentro de detalhes sobre planetas, cometas e outros astros. O app exibe coordenadas de localização e permite checar o céu e seus objetos em qualquer data, seja no passado ou no futuro.
Para resolver o problema basta aproximar um pouco os espelhos. Ao aproximar os espelhos o foco do telescópio vai se formar um pouco mais para trás e assim mais próximo do focalizador. A aproximação dos espelhos pode ser feita nos parafusos de ajuste do suporte do secundário ou do suporte do espelho primário.
O Telescópio se move num eixo de azimute (no plano horizontal local) e num eixo de altura ortogonal a este. Vantagens: Prática de montar, compacta, mais leve do que as demais Desvantagem: necessita 2 motores se movendo em velocidades variáveis para fazer o acompanhamento sideral.
A Abertura (Objetiva ou Espelho), é o principal e o coração de um telescópio, e a responsável pela quantidade de astros para se observar e por melhor resolução e melhores imagens. E lógicamente a medida que ela aumenta, os preços também aumentam, assim como o tamanho do telescópio.
EXPOSIÇÃO Ex. um telescópio de 5 m produzirá uma imagem 25 vezes mais brilhante do que um telescópio de 1 m Tempo: exposição de 1 hora com um telescópio de 1m é ~ 2,4 min com um telescópio de 5m (4% do tempo de um telescópio de 1 m) Andrômeda medida com o mesmo tempo de exposição , sendo o telescópio (b) duas vezes o tamanho de (a).
Telescópio Hale – Monte Palomar Telescópios óticos/IR Keck (Mauna Kea – Hawai): 10 m de diâmetro (mosaico formado por 36 espelhos hexagonais de 1,8 m de diâmetro cada. O Hubble Space Telescope (HST) é um telescópio Cassegrain de 2,4 m de diâmetro: detectores para medidas do óptico, IR e UV (1 nm).
Porque o Facebook mudou o nome para Meta?
O que significa 91W e 94W em pneus?
Quais são os tipos de acordes que existem?
Como se limpa cortina de vidro?
Qual a diferença entre direito positivo e direito natural?
Qual a principal características do racionalismo?
Quais as faixas Etarias dos planos de saúde?
Qual a classe do tubo de cobre para ar condicionado?
O que é couro PU durabilidade?
O que é bom para acabar com HPV?
O que foram as leis orgânicas do ensino?
Qual a diferença entre alergia e intolerância à lactose?
O que é consagração evangélica?