Vejamos as traduções:Mo dúpẹ́ o = Obrigado(a) a você;Mo dúpẹ́ ẹ = Obrigado(a) a vocês;Mo dúpẹ́ gbogbo = Obrigado(a) a todos;Mo dúpẹ́ fún gbogbo = Obrigado(a) por tudo;Mo dúpẹ́, bàbá mi = Obrigado(a), meu pai;Mo dúpẹ́, ìyá mi =Obrigado(a), minha mãe.
Iansã, sua ventania é minha direção, seu raio é minha luz. Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.
Adupé = Dupé – Obrigado.
Obrigada(o) : Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o !
Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade. Que eu seja alegre, pratique a bondade e que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença e a tua paz. Axé!
27 curiosidades que você vai gostar
Agradeço à ele por ter colocado em meu destino um pai de santo que para mim é incomparável e insubstituível. Você me ensinou a ter um olhar humilde para o mundo me ensinou que em tudo que acontece há uma lição para mim por isso eu devo. Me transmitiste todas com o decorrer desses anos.
Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Sempre que alguém lhe agradecer por algo, não precisa ir ao lugar comum que todos dizem indiscriminadamente: àse! A expressão que melhor podemos usar neste caso é: Kò tọ́pẹ́ o!/ Kò tọ́pẹ́! – Não há de quê!
Odún kódún/ odunkodun/ odun kódun – anos após ano, ano seguido de ano, qualquer ano, todo ano!
Cordyceps / kɔrdəsɛps / é um gênero de fungos de ascomicose que inclui cerca de 400 espécies. Todas as espécies de Cordyceps são endoparasitóides, parasitas principalmente em insetos e outros artrópodes; Alguns são parasitas em outros fungos.
Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.
Mojubá é uma saudação em ioruba, língua falada na Nigéria. Mas esta palavra é, também, o nome de uma série com sete documentários, cada um com 30 minutos de duração, sobre as religiões de matriz africana.
Ouça em voz altaPausarSaravá Ogum, protetor da minha vida. Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer. Ainda que me falte tudo, a minha fé nos Orixás vai me levantar!
Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.
...
Saudação ao orixá ObáTermo: Akiro Obá Yê!Significado: Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!Expressão corporal: tocar no chão três vezes com as duas mãos.
Diga: “Meu querido Mentor Espiritual. Se for para o meu Bem Maior, peço por sua ajuda e orientação, para abrir os meus caminhos, e auxiliar-me nas provas que me aguardam nesta vida. Agradeço pelo seu ombro amigo e sua Luz, para que eu possa ser a melhor versão de mim mesmo, a cada dia que passa.
1. Motumbá é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.
. Bater a cabeça no Axé, na porta dos quartos de Santo; para o Babá/Iyá, “trocar” à benção com TODOS os seus irmãos, sendo por ordem hierárquica (dos mais velhos aos mais novos), de acordo com a ordem iniciada.
Isso porque essa expressão, Ọdun kọ́dún, a mensagem de odun koduncorre há tempos no seio do Candomblé e até mesmo Umbanda sendo usada como uma forma de se desejar feliz aniversário.
A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.
Desejar “muito axé!” significa pedir aos deuses que deem energia, ânimo, vitalidade para que seja possível realizar o que desejamos e com muita fé.
Significado de Ache
Ache vem do verbo achar. O mesmo que: descubra, encontre, obtenha, alcance, julgue, suponha, considere, opine, pense.
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa.
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém. A provável origem da expressão tem ligação com as religiões e com a mitologia africanas e com a saudação a Oxalá, que é considerado um dos mais importantes Orixás do Candomblé.
Quais técnicas podem ser usadas para melhoramento da produção?
Quais são as qualificadoras objetivas?
É normal tratar cachorro como filho?
Quais os benefícios do ensaio por emissão acústica?
Qual a garantia de um motor retificado?
Como fazer um Exposed no Twitter?
Qual a carne mais barata para bife?
O que é processo como procedimento?
Como são as sessões de radioterapia?
Quanto tempo dura o efeito da infiltração na coluna?
Quando nos casamos nos tornamos uma só carne?
Como é o processo de esculpir?
Como o meio ambiente passou a ser objeto de estudo da sociologia?