As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantêm unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos.
(1) Ligação iônica → há a transferência definitiva de elétrons de um átomo para outro. Esse tipo de ligação ocorre entre átomos de metais (que têm a tendência de perder elétrons para ficarem estáveis) e átomos de hidrogênio, ametais e semimetais (que têm a tendência de ganhar elétrons para ficarem estáveis).
Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). ... Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.
A ligação iônica é aquela em que há transferência definitiva de elétrons entre os átomos dos elementos químicos com formação de íons.
Mas como essas ligações são feitas? De modo geral, existem três tipos de Ligações Interatômicas: iônica, covalente e metálica. Estas apresentam vários pormenores e características que a diferem, contudo tem como ponto de união a mesma finalidade fundamental: agregar a matéria.
Forças que mantêm os átomos unidos e os fazem funcionar como um todo. Forma-se umaligação, quando a energia do agregado for inferior à dos átomos isolados. Energia da ligação– energia necessária para quebrar a ligação química. LIGAÇÃO QUÍMICA Eletrão – eletrão forças repulsivas Núcleo-núcleo forças repulsivas
No próprio metal puro, como por exemplo no ouro, ocorre esse tipo de ligação entre os próprios átomos do mesmo metal. Além disso, toda e qualquer liga de metais é composta por ligações metálicas, como por exemplo no latão, uma liga de cobre e zinco.
Como medir o sinal do Wi-fi dentro de casa?
Como testar bateria de alarme de carro?
Como saber o QI de inteligência de uma pessoa?
Como usar as Curvas no Photoshop?
Como testar uma solenoide com multímetro?
Como funciona As escalas no violao?
Como testar uma cor na parede?
Como instalar switch Intelbras 8 portas?
Como testar diodo na placa de som?
Para que são usadas as ervas na Umbanda?