Fadiga de materiais é um processo que leva a falha mecânica local, causado por um carregamento alternado, variável, e geralmente de valor muito abaixo do que uma carga estática que leva a ruptura. A falha mecânica pode ser caracterizada por trinca, trincas ou ruptura completa após um número suficiente de flutuações.
Para a verificação da vida de fadiga em componentes mecânicos, é necessário conhecer as tensões e deformações atuantes no equipamento, para posterior cálculo do número de ciclos até a nucleação da trinca ou falha do componente.
Tem-se como definição de fadiga o seguinte conceito: processo de degradação localizada, progressiva e permanente, que ocorre em material sujeito a variações de tensões e deformações e que produzem a nucleação de trincas ou a completa fratura depois de um número suficiente de ciclos [ASTM-E 823-96, 2000].
Uma fratura também pode ocorrer por fadiga quando são impostas tensões cíclicas, ou por fluência onde a deformação varia com o tempo (CALLISTER, 2012).
Fadiga mecânica é o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. O estudo do fenómeno é de importância para o projeto de máquinas e estruturas, uma vez que a grande maioria das falhas em serviço são causadas pelo processo de fadiga - cerca de 95%.
O ponto A indica o início da trinca que se propagou, deixando “marcas de praia”, indicada pelo ponto B e finalmente o ponto C indicando a região final da fratura.
Ocorre quando a carga de serviço excede o limite de escoamento do material, resultando em deformação permanente.
Resistência a fadiga é a capacidade de um material suportar a estes carregamentos cíclicos com um mínimo de redução na resistência nominal por um maior número de ciclos.
O limite de fadiga depende da composição, da estrutura granular, das condições de conformação mecânica, do tratamento térmico etc. O tratamento térmico adequado aumenta não somente a resistência estática, como também o limite de fadiga. O encruamento dos aços dúcteis aumenta o limite de fadiga.
O limite de fadiga do material representa o valor mais elevado de amplitude de tensão, o que não acarreta na fratura do material, mesmo considerando uma quantidade de ciclos infinito (MACHADO, 2005).
Especialistas que podem diagnosticar a fadiga são: 1 Clínico geral 2 Cardiologista 3 Pneumologista 4 Psiquiatra 5 Psicólogo 6 Endocrinologista 7 Neurologista 8 Gastroenterologista 9 Nutricionista 10 Angiologista 11 Otorrinolaringologista More ...
Fadiga pode ter diversas causas e tipos, de modo que o tratamento medicamentoso varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Em geral, a maioria dos casos de fadiga pode ser atribuída a três grandes fatores: estilo de vida, condições de saúde e problemas psicológicos. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Fadiga ocular: também chamada de fadiga visual, ocorre pelo uso de óculos ou lentes com grau incorreto, excesso de leitura em dispositivos móveis e computador. Resulta em olhos secos, visão embaçada, cansaço, dificuldade de foco, alteração na percepção das cores, aumento da sensibilidade à luz, tontura e cefaleia. NÃO PARE AGORA...
Quais são os tipos de ligações covalentes?
Porque o olho do Geralt fica preto?
Qual é a maior empresa privada do mundo?
Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo cozido?
O que é linfonodos de aspecto habitual?
Como usar o cheque especial Bradesco?
Qual a melhor maneira de captar clientes?
Quem é o dono da fazenda Nova Piratininga?
Quais os principais requisitos da ação de oposição?
O que comprar para uma festa surpresa simples?
Que o litisconsórcio seja facultativo e não necessário?
Quem são os trabalhadores informais no Brasil?
Qual a altura dos animatronics de FNaF?
São despachos os pronunciamentos do juiz praticados exclusivamente a requerimento da parte?
Quem perdeu o pênalti da Itália contra o Brasil?
Como tirar algo escrito em um vídeo?
Qual a diferença entre as definições de Saussure e Chomsky para o que é linguagem?