O sangue da pessoa é bombeado para um tubo revestido de uma membrana semipermeável, imerso em uma solução com componentes do plasma sanguíneo. As partículas dos resíduos tóxicos presentes no sangue da pessoa passam através da membrana (processo de osmose), sendo eliminados.
A osmose tem uma acentuada importância para os seres vivos pois a osmose e um mecanismo que a célula usa para realizar a troca de substancias, no caso ao balanceamento do solvente nos sistemas, e o mais importante sem o gasto de ATP.
A osmose é o movimento de água que ocorre dentro das células através de uma membrana semipermeável. Nesse processo as moléculas de água partem de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado.
A osmose envolve a ação da água quando duas soluções de concentrações diferentes são separadas por uma membrana semipermeável. A água fluirá da solução menos concentrada para a mais concentrada, até que se atinja um equilíbrio.
O transporte ativo é o que ocorre através da membrana celular com gasto de energia. Nesse caso, o transporte de substâncias ocorre do local de menor para o de maior concentração. Ou seja, contra um gradiente de concentração.
A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.
As aquaporinas são proteínas de canal de água que aumentam a permeabilidade da bicamada lipídica da membrana celular à água.
A pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada ao solvente ou a uma solução mais concentrada para evitar a sua diluição por osmose. A osmose é a passagem de solvente (geralmente a água) por uma membrana semipermeável para um meio mais concentrado.
A osmose reversa também é muito utilizada em indústrias. Dentre outras de suas aplicações estão: Irrigação: os sais presentes na água são retidos, impedindo a acumulação dessas substâncias no solo; Máquinas de hemodiálise: o processo filtra o sangue e retém as impurezas.
Como vimos, o processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações das soluções, até que se atinja um equilíbrio. Para isso temos os seguintes tipos de solução: Solução hipertônica: apresenta maior pressão osmótica e concentração de soluto. Solução hipotônica: apresenta menor pressão osmótica e concentração de soluto.
Exemplo típico de osmose em célula animal ocorre com os glóbulos vermelhos (hemácias): Quando colocados em meio de soro fisiológico (0,9% de NaCℓ), caracteriza-se uma solução isotônica, ou seja, mesma concentração osmótica do sangue, e as hemácias mantêm a fisiologia normal;
Nas células vegetais, a osmose exerce pressão na parede celular, que se torna pouco elástica em volta da membrana plasmática, impedindo que esta se rompa mesmo em ambiente altamente hipotônico, graças ao vacúolo que retém a água no interior da célula:
A movimentação por osmose não gasta energia das células, sendo considerada um tipo de transporte passivo. Nesse processo, a água naturalmente tende a atravessar a membrana celular, buscando o equilíbrio da concentração da solução. Essa tendência tem como origem a realização de pressão osmótica.
Qual foi a rota seguida pelos portugueses para se chegar as Índias?
Como é a vida na Rússia após o fim da União Soviética?
Tem como ficar Off-line no WhatsApp só para uma pessoa?
Como ficou a prova do fazendeiro ontem?
Como ficaram conhecidos os seres humanos que desenvolveram objetos?
Como jogar Stardew Valley multiplayer Android 2020?
Quantas Cruzadas os cristãos ganharam?
Como fica a aposentadoria do professor do Estado de São Paulo?
Como fica a aposentadoria híbrida com a reforma da Previdência?
Quais as principais leis que foram feitas na Constituição dos Estados Unidos?
O que mudou depois da Revolução Francesa?
Como tirar o recebido do WhatsApp?
Quem criou o sistema de fusos horários?
Como chegar no Farol da Barra de metrô?
Como ficaram conhecidos os seres humanos que desenvolveram os metais?