Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica. Na fase logográfica, a criança lê de maneira visual direta. Ela reconhece palavras familiares pertencentes ao seu vocabulário de visão.
A aquisição da escrita, em alguma medi- da, pode ser interpretada como o processo que leva o sujeito ao domínio de um sistema simbó- lico: a escrita. ... Os principais teóricos que se dedicaram a estudar esse processo são Ferreiro e Teberosky (1999), Luria (2001), Abaurre et al. (1997) e Capristano (2007b).
É através da leitura que a pessoa desenvolve seu potencial de discernimento, e, acompanhado da escrita, forma objetividade no pensamento ao colocar no papel, podemos entender também a interpretação como uma ferramenta crucial para o processo de leitura, pois ela que definirá a forma como entendemos as características ...
Na escrita como processo, o foco não é o texto como produto final, mas o processo, que deve ter levar em consideração a situação da enunciação e as condições discursivas que são determinantes na função da linguagem, de seu significado e de sua interpretação.
O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Confira como e quando ocorre cada uma dessas fases: Decodificação.
O Processamento Da Leitura A grande maioria dos modelos teóricos de aquisição de leitura e escrita divide esse processo em vários estágios ou fases. Esta constatação pôde ser revelada a partir, sobretudo, de pesqui- 1.É preciso deixar claro que quando es- tamos falando da descoberta do fonema não estamos tomando partido do método fônico.
Através do estudo dos processos que envolvem a aquisição leitora podemos distinguir três tipos de problemas significativos na aprendizagem de leitura: as crianças que encontram dificuldades para aprender a ler, as crianças que lêem de forma passiva e as crianças que tem dificuldades na compreensão.
Todavia a maturidade infantil pode se dar através de um processo interno, ou por meio de influência social, como pode também ser resultado de ambos os processos. Para Ferreiro (1999), a prontidão para a leitura e escrita depende muito mais das ocasiões sociais de estar em pleno contato com a língua escrita do que qualquer outro fator.
É claro que existem vários fatores capazes de influenciar negativamente na aquisição da leitura e escrita e que tudo isso deve ser avaliado pela escola no decorrer do ano letivo, apoiada, se preciso for, pelos serviços de saúde e assistência social.
Que chá é bom para queda de cabelo?
Como fazer cálculo de microgotas e Macrogotas?
Como preparar uma massa refratária?
Como calcular reajuste de contrato pelo Igp-m?
Como calcular associação de capacitores em série?
O que colocar na água da banheira para relaxar?
Como usar tinta acrílica em tela?
Como fazer um tereré bem gelado?
É normal vazar um pouco de gás?
Como preparar um banho de ofurô?
Como preparar banho energizante?
Como fazer repelente caseiro com óleo de citronela?
É possível averbar contrato de compra e venda?
Como tirar terra de um terreno para construir?
Como fechar um arquivo em PDF?
Como congelar porções de suco detox?