Ao se dedilhar uma corda esticada de um instrumento musical, geram-se ondas que se propagam pela corda a partir do ponto em que se aplicou o impulso na direção de suas extremidades. Nesse caso as ondas se propagam transversalmente à força aplicada (propagação transversal).
Para uma onda ser corretamente classificada, devemos considerar sua natureza, direção de propagação e direção de vibração. Existem ondas de natureza mecânica, eletromagnética e gravitacional, e elas podem propagar-se em até três direções do espaço.
Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.
9. (G1 - ifsul 2015) Para que aconteça a propagação de uma onda, é preciso que ocorra transporte de a) massa e quantidade de movimento.
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
As ondas podem ser classificadas conforme a natureza, o tipo de vibração e a direção da propagação. Quanto à natureza, existem dois tipos: mecânicas e eletromagnéticas. São aquelas que precisam de um meio vibratório (partículas) para se propagar.
As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas. As ondas mecânicas são todas aquelas que dependem de um meio para se propagar e surgem em consequência da deformação de um meio elástico.
O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. Ondas circulares na superfície de um líquido São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
Defina a fórmula apropriada. Para descobrir o comprimento de onda de uma onda, é preciso dividir sua velocidade pela sua frequência. Sendo assim, a fórmula é: Comprimento de onda = Velocidade da onda/Frequência. O comprimento de onda geralmente é representado pela letra grega lambda, λ. A velocidade,pela letra "v".
Propriedades das ondas. Para estudar uma onda, precisamos conhecer algumas de suas propriedades, tais como: a velocidade de propagação, a amplitude, o período e a frequência. Para uma melhor compreensão dessas propriedades, veja a seguir a representação gráfica de uma onda:
Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência. A interferência pode ser construtiva (aumento da amplitude) ou destrutiva (diminuição da amplitude). As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Como ganhar velocidade no Bodyboard?
O que fazer quando o filho não quer ir com o pai?
O que é herança em programação orientada a objetos?
Quando os pais moram em cidades diferentes como fica a guarda compartilhada?
Como fazer troca de produto com defeito na Havan?
Qual a melhor estufa para esterilização?
Como é feita a harmonização da face?
Como saber se sou intimidador?
Quantas horas no máximo pode dar um funcionário público?
Quais são as cores em harmonia?
Como ocorre o processo de hemostasia?
Quem passa o gene da hemofilia?
Como eu faço pra minha sogra gostar de mim?
Como funciona a lei de herança no Brasil?
Quais são os sintomas de barriga d'água?