A irrigação e a drenagem cardíaca ocorrem por meio das artérias coronárias e veias cardíacas, respectivamente12. O conhecimento anatômico da circulação coronariana é de extrema importância para que sejam definidos a região afetada, o tratamento e o prognóstico esperado para cada caso específico.
A coronária esquerda é responsável pela irrigação da parede anterolateral do ventrículo esquerdo, átrio esquerdo e da porção anterior e mais significativa do septo interventricular. As coronárias do epicárdio entregam o sangue oxigenado para as artérias, arteríolas e capilares intramiocárdicos.
A drenagem do coração é realizada por pequenas veias que drenam para o átrio direito, se abrindo no seio coronário. A principal veia do coração é o seio coronário, que segue da esquerda para a direita, na face posterior do sulco coronário. Ele recebe algumas outras veias tributárias em seu trajeto.
Designam-se de veias coronárias os vasos sanguíneos que levam o sangue do músculo cardíaco (miocárdio) de volta às cavidades do coração (neste caso, em direcção ao átrio direito). As veias coronárias recolhem o sangue transportado e distribuído pelo miocárdio pelas artérias coronárias e arteríolas capilares sanguíneos.
Esses depósitos lentamente estreitam as artérias coronárias, fazendo com que o coração receba menos sangue e oxigênio. Essa diminuição do fluxo sanguíneo pode causar dores no peito (angina), falta de ar e outros sintomas. Um bloqueio total pode causar um ataque cardíaco.
Como as artérias coronárias esquerda e direita ficam na superfície do coração, podem ser chamadas de artérias coronárias epicardiais. Estas artérias, quando saudáveis, são capazes de autorregulação para manter o fluxo coronariano em níveis adequados para as necessidades do músculo cardíaco.
Ao contrário do que se pode imaginar, o coração não se nutre de todo o sangue que por ele passa até ser bombeado para as partes e tecidos do corpo. Ele possui duas artérias chave para sua irrigação, as artérias coronárias, que se iniciam na base da artéria aorta e se disseminam pelo coração.
O coração tem um sistema de irrigação próprio, ... Forma-se, assim, um amplo sistema venoso que drena o seu conteúdo num vaso principal, o seio coronário, ...
O coração se forma do 18 0 ao 56 0 dia de gestação. Ele inicia sua formação como um tubo cardíaco, onde se encontra o bulbo aórtico, o bulbo cardíaco, o ventrículo primitivo, o átrio primitivo e o seio venoso.
O coração possui cinco superfícies: base (posterior), diafragmática (inferior), esternocostal (anterior), e superfícies pulmonares direita e esquerda. Ele também possui várias margens: direita, esquerda, superior e inferior: A margem direita é a menor parte do átrio direito, que se estende entre as veias cavas superior e inferior.
O seio coronário, a principal veia do coração, é um canal venoso largo que segue da esquerda para a direita na parte posterior do sulco coronário. A veia cardíaca magna é a principal tributária do seio coronário, drenando as áreas do coração supridas pela artéria coronária esquerda.
Como funciona aplicativo Bolt?
O que empreender em época de crise?
O que faz o Boomerang ir e voltar?
Como ser popular no The Sims 4?
O que é preciso para ser despachante de veículos?
Qual a formação da roça na Fazenda?
Como saber se uma frase é restritiva ou explicativa?
Como saber se uma lâmpada e UV?
Quais os sintomas de ovulação tardia?
Como identificar o som nasal das palavras?
Como é possível florir uma orquídea?
Como saber se o ponto do siso está inflamado?
Quais as vantagens do banco Bradesco?