A irrigação dos intestinos delgado e grosso dependeu da aorta abdominal, cujo ramo visceral ventral identificado como artéria mesentérica comum distribuiu-se no mesentério e mesocólon. Uma sequência de 9 a 25 ramos colaterais primários craniais destinaram-se ao duodeno, jejuno, íleo e parte da bolsa cecal.
De maneira geral, as veias seguem as artérias nessa região, e todas drenam direta ou indiretamente para a veia porta. Os linfonodos que coletam a linfa ao redor do duodeno envolvem as artérias e drenam para os linfonodos pancreaticoduodenais, os linfonodos pilóricos, mesentéricos superiores e celíacos.
As tênias do cólon (fitas longitudinais) são três faixas de aproximadamente um centímetro de largura e que percorrem o intestino grosso em toda sua extensão. São mais evidentes no ceco e no cólon ascendente. Os haustros do cólon (saculações) são abaulamentos ampulares separados por sulcos transversais.
Eles apresentam algumas diferenças em relação a vascularização. O íleo apresenta menor vascularização, os vasos retos são mais curtos e em relação aos arcos apresenta muitas alças curtas, o jejuno apresenta maior vascularização, vasos retos longos e algumas alças longas.
A artéria mesentérica superior é responsável pela irrigação sanguínea de parte do pâncreas, todo o intestino delgado (exceto parte do duodeno), e de parte do intestino grosso. Origina-se da aorta abdominal, abaixo da origem do tronco celíaco.
Não há uma linha de demarcação entre o jejuno e o íleo, porém existem algumas diferenças anatômicas e histológicas que os diferenciam:
Os principais vasos responsáveis pela irrigação do trato gastrintestinal são os do tronco celíaco, responsável por irrigar desde o estômago até o terço distal do duodeno, devido à emissão de três ramos, isto é, artéria gástrica esquerda (artéria hepática e artéria esplênica), artéria mesentérica superior (ramo da aorta ...
Artéria mesentérica superior | |
---|---|
Vasculariza | intestino |
Origem | aorta abdominal |
Ramos | artéria pancreaticoduodenal inferior artéria cólica média artéria cólica direita ramos intestinais (artérias jejunais, artérias ileais) artéria ileocólica |
Veia | veia mesentérica superior |
Enquanto o intestino delgado participa do processo de absorção de nutrientes, o intestino grosso é a porção do Sistema Digestório responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal. Ele constitui a parte final do tubo digestivo e possui rica flora bacteriana.
Ceco: é a parte inicial do intestino grosso. Essa região conecta-se ao apêndice, uma estrutura que possui um lúmen pequeno e estreito.
No intestino grosso são acumulados os resíduos da digestão, ... sendo necessário que o indivíduo beba bastante água para manter o organismo hidratado. [1]
O intestino grosso constitui a porção terminal do canal alimentar, sendo mais calibroso e mais curto que o intestino delgado.
No intestino grosso são acumulados os resíduos da digestão, as fezes, sendo-lhes absorvida a água antes de passarem à ampola retal. O intestino grosso absorve a água com grande rapidez: em cerca de 14 horas, o material alimentar toma a consistência típica do bolo fecal. [3] Doenças
Qual é o caminho para gerenciar as emoções?
O que fazer com uma pessoa intrometida?
Como se livrar de parentes toxicos?
O que leva as pessoas a falarem mal dos outros?
Qual é a diferença entre uma carta aberta e uma carta pessoal?
Porque eu tenho tanto medo de ser traída?
Como rodar o Fortnite em PC fraco?
O que é sentimento de insegurança?
O que um esquizofrênico pode fazer?
Como se chama tapioca em outras regiões?
O que vem a ser uma pessoa a imediatista?
O que pode ser mudança repentina de humor?