A drenagem linfática pode ser feita manualmente ou através de aparelhos. Como os gânglios linfáticos se localizam sob a pele e acima dos músculos, a massagem deve ser feita com movimentos de pressão leve, rítmicos, suaves, lentos, relaxantes e precisos, com os dedos ou as mãos, de acordo com a parte do corpo.
A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, porque, através das massagens, ajuda drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.
É uma técnica que permite o escoamento dos líquidos acumulados pelo corpo, sendo esta uma função que pertence ao sistema linfático do organismo humano. ... A drenagem linfática manual é feita através de uma massagem suave com o uso das mãos, com o objetivo de acelerar a retirada dos líquidos acumulados nas células.
Uma massagem que elimina o inchaço, ajuda a combater celuliteajuda a emagrecer e perder a barriga. Além disso, ainda ativa o sistema imunológico. A drenagem linfática consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada.
A drenagem linfática do abdômen e da pelve é feita por uma rede de vasos e linfonodos que coletam e transportam a linfa. Um importante papel do sistema linfático inclui a remoção de várias substâncias (rejeitos celulares, água, proteínas etc.) do fluido intersticial.
Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
A principal função da drenagem linfática é drenar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagens. Alguns especialistas defendem que a drenagem linfática deve ser exclusivamente manual, pois dessa forma consegue-se respeitar a fisiologia do sistema linfático.
Estiramento do tecido, efetuando pressão/descompressão Movimentos ondulatórios, com pressões intermitentes decrescentes. A drenagem linfática da mama ocorre de forma centrípeta, drenando-se para os linfonodos subclaviculares, infraescapulares, peitorais e intramamários.
A drenagem linfática do membro superior deve ser realizada para a região medial do braço, passando para o sistema profundo na cadeia axilar e anteriormente na cadeia epitroclear. O paciente deve ser posicionado preferencialmente em decúbito dorsal.
Assim, a drenagem linfática jamais deve produzir dor e eritema, pois este segundo é decorrente do aumento do aporte sanguíneo local. Pressões excessivas são capazes de lesar os capilares linfáticos, que são muito frágeis.
Qual o intervalo para tomar Cataflam?
Quem não tem Facebook vai poder usar o WhatsApp?
Como deixar o camarão esticado?
Quantos comprimidos de lactase tomar?
Como instalar programas no SLAX?
Quando a pessoa precisa tomar insulina?
Como faço para ajuizar uma ação no Juizado Especial?
Onde lançar o valor do FECP no SPED Fiscal?
Por que as pessoas são falsas?
Tem como outra pessoa usar meu WhatsApp?
Como saber se a válvula termostática do Fiesta está funcionando?
Tem como saber se uma pessoa está online no snap?
Como saber se estou nos planos de Deus?
Como saber se os óvulos estão velhos?
Como fazer para saber se a água é potável?
Quando é que a água é considerada mineral?