A drenagem linfática pode ser feita manualmente ou através de aparelhos. Como os gânglios linfáticos se localizam sob a pele e acima dos músculos, a massagem deve ser feita com movimentos de pressão leve, rítmicos, suaves, lentos, relaxantes e precisos, com os dedos ou as mãos, de acordo com a parte do corpo.
A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, porque, através das massagens, ajuda drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.
É uma técnica que permite o escoamento dos líquidos acumulados pelo corpo, sendo esta uma função que pertence ao sistema linfático do organismo humano. ... A drenagem linfática manual é feita através de uma massagem suave com o uso das mãos, com o objetivo de acelerar a retirada dos líquidos acumulados nas células.
Uma massagem que elimina o inchaço, ajuda a combater celuliteajuda a emagrecer e perder a barriga. Além disso, ainda ativa o sistema imunológico. A drenagem linfática consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada.
A drenagem linfática do abdômen e da pelve é feita por uma rede de vasos e linfonodos que coletam e transportam a linfa. Um importante papel do sistema linfático inclui a remoção de várias substâncias (rejeitos celulares, água, proteínas etc.) do fluido intersticial.
Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
A principal função da drenagem linfática é drenar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagens. Alguns especialistas defendem que a drenagem linfática deve ser exclusivamente manual, pois dessa forma consegue-se respeitar a fisiologia do sistema linfático.
Estiramento do tecido, efetuando pressão/descompressão Movimentos ondulatórios, com pressões intermitentes decrescentes. A drenagem linfática da mama ocorre de forma centrípeta, drenando-se para os linfonodos subclaviculares, infraescapulares, peitorais e intramamários.
A drenagem linfática do membro superior deve ser realizada para a região medial do braço, passando para o sistema profundo na cadeia axilar e anteriormente na cadeia epitroclear. O paciente deve ser posicionado preferencialmente em decúbito dorsal.
Assim, a drenagem linfática jamais deve produzir dor e eritema, pois este segundo é decorrente do aumento do aporte sanguíneo local. Pressões excessivas são capazes de lesar os capilares linfáticos, que são muito frágeis.
Como imprimir tarefas do Google Agenda?
Como eliminar a barriga rapidamente?
Qual a melhor fonte para Dislexicos?
Como se vestir para um restaurante chique homem?
Quais os sinais de um aquariano apaixonado?
Como acessar câmera V380 no PC?
O que a Bíblia fala sobre homem prudente?
Como escrever a palavra renasça?
Como docente atua na perspectiva transdisciplinar?
Como calcular o salário do síndico?
Como ser um correspondente imobiliário?
Como é que se escreve a palavra sincero?