Não há um tratamento específico para o transtorno. Juntar-se a um grupo de apoio para aprender sobre como outras pessoas com o mesmo problema lidam a situação pode facilitar o controle dos devaneios excessivos. É indicado buscar ajuda de um psicólogo para amenizar os sintomas do transtorno, por meio da terapia.
Maladaptative daydreaming ou síndrome do devaneio excessivo é um transtorno psiquiátrico que resumindo de uma forma bem simples é o sonhar acordado. A pesssoa faz usos de fantasias ou sonhos para se isolar da realidade ou fugir de um conflito interno. Essa condição provoca sonhos intensos durante o dia.
Fantasiar é perfeitamente normal e positivo. O delírio mais comum é, na verdade, simplesmente a antecipação erótica: imagine o que você quer fazer com o seu parceiro: os beijos e as carícias que podem ser trocadas. Nossa imaginação revela vontades, e é preciso sonhar para poder realizar.
Contudo, há pessoas para quem sonhar acordado é um problema de saúde. São viciados nos seus sonhos e sofrem de uma condição chamada Maladaptive Daydreaming (MD), inglês para sonhos compulsivos ou mal-adaptados.
O Devaneio Excessivo Mal Adaptado, também conhecido como simplesmente "Imaginação Hiperativa", trata-se de uma conceito introduzido em psicologia para descrever pessoas que possuem uma imaginação muito forte que a atrapalha em diversos aspectos de sua vida.
A fantasia, imaginação, o “sonhar acordado” também é importante e, em muitos momentos, ajudam no processo criativo seja na vida pessoal ou profissional, mas essa fantasia precisa em algum momento se conectar à realidade e provocar alguma transformação também real.
O mitômano tem uma espécie de delírio, segundo Lima. "Ele cria uma fantasia e acredita que ela seja real", explicou, "até que confronta com está criação e tem um momento de serenidade, é um transtorno dissociativo", acrescentou.
A premissa de um sonho lúcido é simples e, ao mesmo tempo, misteriosa: um sonho lúcido é aquele em que você sabe em que está sonhando. ... E isso significa ser capaz de fazer tudo o que você faz acordado, mas em sonho. O melhor é que qualquer um pode treinar pra adquirir essa habilidade.
O devaneio excessivo não é reconhecido oficialmente como um transtorno psicológico, pelo que também não há um tratamento oficial. Contudo, existem alguns métodos que podem ajudar os indivíduos a endereçar os sintomas, fazendo com que o devaneio excessivo tenha menos impacto nas suas vidas :
Uma teoria sobre o devaneio é a de que ele é uma técnica de relaxamento usada pela pessoa para se acalmar. Nesse caso, por que não substituí-la por uma atividade que envolva o autocuidado e o relaxamento, como preparar o jantar, praticar ioga ou fazer manicure com uma amiga?
Além disso, essas pessoas ficam incomodadas com a interferência dos devaneios na rotina, o que pode ser constrangedor, pois também é difícil disfarçar o comportamento. [2]
Quem tem prolapso na válvula mitral pode tomar café?
Qual o tipo de faixa que permite ultrapassagem?
O que é a curatela seus sujeitos e seu objeto?
Quem da Marvel pode derrotar o Superman?
O que o filho do meu irmão é meu?
Quantas pessoas morrem devido à depressão?
O que te faz mais forte Jeff Bauman?
Como podemos prevenir um metal de sofrer uma corrosão uniforme?
Qual o intuito da arte religiosa?
Pode colocar vasilha de plástico no banho-maria?
Qual o tratamento para uma pessoa bipolar?
Quando foi o último concurso do Ibama?
Qual o limite do cartão de débito banco do Brasil?
Como mudar a resolução de um vídeo para 480p?
Como calcular 1 mol de uma substância?