Antibióticos, como benzetacil, amoxicilina ou azitromicina: são utilizados somente em casos de infecção bacteriana, para eliminar as bactérias que causam a infecção.
A amigdalite bacteriana é causada, na maioria dos casos, por bactérias do gênero Streptococcus, que estão naturalmente presentes na boca sem causar qualquer sintoma. No entanto, devido a situações que diminuem a ação do sistema imune, é possível que proliferem e causem a inflamação das amígdalas.
Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.
Em geral, as infecções de garganta são causadas por um vírus, mas podem ser causadas por uma bactéria, como a bactéria estreptocócica. Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta.
Como tem causas em agentes virais e bacterianos, a amigdalite é uma doença contagiosa e que pode se adquirir de uma pessoa para outra em determinadas situações. Assim, o mais comum é que os microorganismos passem através da inalação de gotículas no ar, que se libera quando o paciente espirra ou tosse.
30 curiosidades que você vai gostar
A amigdalite é geralmente uma inflamação passageira e que se resolve vulgarmente ao fim de 5-7 dias. No entanto, pode causar complicações graves em casos pontuais.
“Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
Amigdalite tem cura? Amigdalite tem cura, sim. Os sintomas de amigdalite costumam desaparecer de dois a três dias depois do início do tratamento em casos mais simples. A infecção geralmente é curada após o término do tratamento, mas algumas pessoas podem precisar de mais um ciclo de antibióticos.
A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.
O teste rápido para infecção de garganta utiliza amostra de secreção orofaríngea, obtida das amígdalas do paciente. O resultado reagente confirma a presença do Estreptococos Grupo A na amostra, reforçando possível diagnóstico.
Infecção bacteriana é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por bactérias patogênicas. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados.
Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ... Azitromicina. ... Eritromicina. ... Clindamicina. ... Cefalexina.
Infecções viraisGripe ou resfriado: tipos mais comuns de infecções virais.Laringite : geralmente viral, há dor para engolir e falar.Amigdalite : inflamação viral nas amígdalas, com vermelhidão, inchaço ou secreções no local.Mononucleose.Parotidite infecciosa.Herpangina.Faringoamigdalite.
Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.
A amidalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Amidalite é uma doença infecciosa que atinge as amídalas, dois órgãos de defesa contra infecções que ficam no fundo da garganta.
Secreções claras e mais líquidas indicam, em geral, que o mal-estar está sendo causado por vírus. Secreções mais densas, esverdeadas ou amareladas, indicam a infecção por bactéria. A mudança da cor se deve à ação de neutrófilos, que são células de defesa que atacam as bactérias e liberam uma proteína de cor verde.
O tratamento para a amigdalite viral deve ser orientado por um clínico geral, pediatra ou otorrinolaringologista e consiste principalmente no uso de medicamentos para baixar a febre e aliviar a dor, como o paracetamol e remédios anti-inflamatórios para diminuir o inchaço das amígdalas, como o ibuprofeno.
Inflamação e infecção na garganta
Uma inflamação traumática, por gritar muito no futebol, é um exemplo. Já a infecção é algum microrganismo que está agredindo a mucosa e/ou as estruturas da garganta”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.
5 remédios caseiros para tratar amigdaliteGargarejo com água morna e sal. O sal é um conhecido antimicrobiana natural, ou seja, é capaz de eliminar vários tipos de micro-organismos. ... Ingestão de óleo de hortelã-pimenta. ... Mastigar uma fatia de alho. ... Gargarejo com bicarbonato. ... Chá de feno-grego.
Ela é comumente usada para tratar amigdalite bacteriana, infecções respiratórias e de pele, sífilis, entre outras doenças. A vantagem do uso de Benzetacil é que ela começa a fazer efeito de 15 a 30 minutos após a aplicação e a sua ação se prolonga por um período que vai de 1 a 4 semanas.
Também se pode tentar remover os cáseos com a ajuda de um cotonete, pressionando gentilmente nas regiões da amígdala onde estão alojados os cáseos. Não se deve exercer muita força para evitar lesar os tecidos e, no final, o ideal é gargarejar com água e sal ou com um enxaguante adequado.
Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.
Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor.
A amigdalite é a inflamação das amígdalas, duas estruturas arredondadas e carnudas situadas nas extremidades entre o céu da boca e a língua. Elas protegem a garganta contra a invasão de micro-organismos.
Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.
É possível ter pedra no fígado?
Como controlar a corrente elétrica?
Pode tomar dois ibuprofeno de 300?
Qual a diferença entre virulência e patogenicidade?
O que fazer para ter sorte na passagem de ano?
Como saber quantos km andei pelo Google?
O que significa não pude me conter?
O que o mês de março representa?
Quais os pecados que padre não pode perdoar?
Quando ocorre a responsabilidade subsidiária?
Como era feita a extração do látex?