- Movimente-se: praticar uma atividade física regular (por exemplo, 45 minutos de exercícios três vezes por semana) é fundamental para evitar a síndrome metabólica e muitas outras doenças. Pequenas mudanças na rotina, como trocar elevadores por escadas, também são bem-vindas.
A síndrome metabólica é caracterizada por uma grande circunferência abdominal (devido à gordura abdominal excessiva), hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina (resistência à insulina) ou diabetes, e por níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue (dislipidemia).
Caracterizada como um conjunto de condições que aumentam os fatores de risco para doenças crônicas com risco de morte, como doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral, a Síndrome Metabólica está diretamente associada à obesidade e é um dos problemas mais comuns da sociedade moderna.
A deposição de tecido adiposo basicamente ocorre em quatro sítios distintos: gordura interna (abdominal, renal-inguinal e pélvica), intermuscular (entre os grupos musculares), subcutânea (de cobertura) e intramuscular (marmoreio), seguindo esta mesma seqüência, o que classifica a deposição intramuscular como tardia, ...
Como já salientamos acima, uma série de fatores podem causar desenvolvimento da síndrome metabólica:
A taxa metabólica basal representa cerca de 70% das calorias que são queimadas pelo corpo. A porcentagem total dessa energia gasta é determinada pela taxa metabólica basal acrescida à atividade física realizada e às calorias que restam da ingestão e absorção de nutrientes.
Além disso, ela também diminui a quantidade de calorias que seu corpo absorve a partir de alimentos; e combatem a gordura da barriga. Por isso, consuma alimentos ricos em fibras todos os dias; como a linhaça, couve de Bruxelas, abacate, legumes e amoras.
Ter uma barriga lisinha ou um abdômen definido pode ser muito bom para a autoestima, tornando o individuo mais confiante para usar determinadas roupas ou expor a região abdominal em público. Porém, existem razões muito mais importantes para você se incomodar com aqueles pneuzinhos ou com a barriganha saliente.
Leia tambémO que está por trás da barriga inchada?Gordura localizada na barriga é mais perigosa para a saúde7 razões pelas quais você não perde gordura da barriga Barriga dura ou mole? Antes de qualquer coisa, vale lembrar que o acúmulo de gordura na região abdominal é prejudicial seja a sua barriguinha mole ou dura.
Quais são as bactérias da boca?
O que faz um advogado de compliance?
O que é o exercício da cidadania?
Quem vai ter direito ao auxílio emergencial 2021?
O que é balança comercial quando é positiva e negativa?
Quais são os problemas de saúde?
Qual a importância da arte da dança?
Quem é o marido de Marília Mendonça Instagram?
Como surgiu o Disque 100 e a sua importância?
Quantos saco de cimento vai por metro quadrado?
O que significa amortizar um empréstimo?
Que doença atingiu os filisteus por causa da Arca da Aliança?
O que fazer para não ter mais sentimentos?