A descoberta da penicilina foi, sem dúvidas, um grande avanço para a medicina em todo o mundo. Foi a partir da descoberta desse antibiótico que várias doenças, que antes matavam várias pessoas, puderam ser curadas e hoje são tratadas com relativa facilidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Graças aos antibióticos, doenças como pneumonia, sífilis, gonorreia, febre reumática e tuberculose deixaram de ser fatais.
Uma das mais poderosas armas da medicina contra as infecções foi descoberta por acaso: no mofo de uma cultura de bactérias que estragou uma pesquisa.
Em 1940, a penicilina foi utilizada pela primeira vez em um ser humano que continha uma grave infecção sanguínea. Com o advento da 2ª Guerra Mundial surgiu a possibilidade de a penicilina ser amplamente testada com sucesso na cura de inúmeros processos infecciosos.
A penicilina, logo após seu surgimento, foi extremamente importante no tratamento de doenças infecciosas desencadeadas por ferimentos. Ela foi utilizada, por exemplo, para tratar soldados feridos na Segunda Guerra Mundial.
42 curiosidades que você vai gostar
A Penicilina é um componente antimicrobiano descoberto, inicialmente, em fungos do gênero Penicillium. É amplamente utilizada na medicina como um importante antibiótico, fármaco que possui ação contra infecções bacterianas e pode agir de diversas formas.
Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias. Algumas bactérias produzem enzimas que podem inativar os antibióticos betalactâmicos.
Em 1940, a penicilina foi utilizada, na Inglaterra, no primeiro paciente humano, um policial, vítima de grave infecção sanguínea. O mundo passava a conhecer e desfrutar de uma arma absolutamente vital à vida e existência a partir de então.
A descoberta da penicilina se deu de forma acidental, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928. Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias.
O primeiro antibiótico, produzido por seres vivos e de ampla utilização, foi descoberto pelo médico inglês Alexander Fleming e chamado de penicilina. Fleming descobriu a penicilina quando estudava a bactéria Staphylococcus aureus, a qual era responsável por causar infecções graves em ferimentos em soldados.
Mecanismo de ação
As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.
Nos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto Scripps mexeram na estrutura molecular de um velho antibiótico: a vancomicina, usada há 60 anos. Eles criaram uma espécie de supervancomicina, mil vezes mais forte. A vancomicina é como uma arma que destrói a parede da bactéria.
Classe: Penicilina Ação: Bactericida. Espectro de ação: Ativa contra a maioria dos cocos gram-positivos, incluindo os estreptococos beta-hemolíticos, pneumococos e estafilococos não-produtores de penicilinase.
As bactérias estão criando resistência aos antibióticos – originando as superbactérias –, e a indústria farmacêutica não consegue criar novos – o ritmo de invenções caiu 70% nos últimos 20 anos. A esperança são os “antibióticos virais”, que já estão em testes – e são feitos de vírus que matam bactérias.
Há quem diga que os chineses usavam coalhada de soja para tratar de infecções. Outros usavam pão velho embolorado e até teia de aranha para tratar de ferimentos. Mas a verdade é que muitas doenças causadas por bactérias eram incuráveis.
Um antibiótico pode ser classificado como bactericida ou bacteristático. No primeiro caso ele atua matando diretamente as bactérias. Já no segundo caso, ele impede que as bactérias se multipliquem, permitindo que o próprio sistema imunológico da pessoa doente elimine a infecção.
Em 1928, o biólogo britânico Alexander Fleming descobriu acidentalmente a penicilina quando fungos do gênero Penicillium começaram a crescer em uma placa de Petri repleta de bactérias.
A penicilina foi descoberta em 1928 por Alexander Fleming quando saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de micro-organismos em seu laboratório no Hospital St. Mary em Londres.
Estes fármacos, descobertos em 1928 por Fleming, pertencem ao grupo dos antibióticos beta-lactâmicos, a presença deste anel é responsável pela atividade antimicrobiana. Eles são caracterizados como bactericidas, pois atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, provocando a morte da bactéria.
Compreendem: urticária, prurido difuso, rubor cutâneo e em menor frequência: edema laríngeo, arritmia cardíaca e choque. Reações aceleradas: até 72 horas após a administração de penicilina. Compreendem: urticária ou angioedema, edema laríngeo e, em raras ocasiões, hipotensão e morte.
A penicilina ataca justamente a formação desta parede durante a proliferação bacteriana. Ela “destrói” a parede. Resultado: as bactérias morrem e as pessoas se curam das infecções. A principal “arma de ataque” da penicilina é uma parte da sua estrutura química, um anel chamado de betalactâmico.
Os Carbapenêmicos
São 3 os principais representantes da classe dos carbapenêmicos, já mencionados anteriormente: Meropenem, Imipenem e Ertapenem.
As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.
Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano.
Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.
Qual a melhor cor de vestido para festa de casamento?
Quando é o aniversário da Hange?
Como colocar ícones da área de trabalho na barra de tarefas?
Como calcular distância e velocidade?
É crime usar rádio comunicador?
Como saber se ele é um psicopata?
Quanto uma pessoa jurídica pode movimentar por ano?
Qual a diferença entre estresse e distresse?
Qual fio usar para lâmpada de LED?
Quais são os livros poéticos da?
Qual o motivo da queda do euro?
Quais são metais e quais são não metais?
Qual é o símbolo de maior é menor?