NBR 14724: conheça as regras gerais para trabalhos acadêmicos. A NBR 14724 especifica os princípios gerais da elaboração de trabalhos acadêmicos como teses, dissertações e outros, visando sua apresentação à instituição.
3.3 anexo: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
Os anexos devem ser indicados seguindo a ordem alfabética em caixa alta. A sequência deve ser obedecida para apresentação dos documentos no pós-texto do trabalho acadêmico.
ABNT – NBR 14724
Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, quer sejam monografia, dissertações, teses e outros, visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
Elementos pré-textuais em trabalhos acadêmicosCapa. A capa é um item obrigatório. ... Folha de Rosto. A folha de rosto também é obrigatória e repete algumas informações contidas na capa, além de fornecer mais dados sobre o trabalho. ... Errata. ... Folha de Aprovação. ... Dedicatória e agradecimentos. ... Epígrafe. ... Resumo. ... Listas.
23 curiosidades que você vai gostar
Os elementos pré-textuais são compostos de: capa (obrigatório), lombada (opcional), folha de rosto (obrigatória), errata (quando for o caso e é elemento opcional), folha de aprovação (obrigatório), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo (obrigatório), listas (opcional) e sumário ...
Ao todo são 15 os elementos pré-textuais definidos pelas Normas ABNT, apenas 6 deles são de caráter obrigatório:Capa.Folha de Rosto.Folha de Aprovação.Resumo em língua vernácula.Resumo em língua estrangeira.Sumário.
Informações essenciais na capa do trabalho na ABNT
Ainda, segundo essa NBR 14724, a capa deve apresentar os seguintes elementos, alguns são obrigatórios e outros, opcionais. Mas atenção: eles devem estar escritos nessa ordem: Nome da instituição (opcional) Nome do autor (obrigatório)
a) direta: Transcrição literal das palavras do autor consultado (CTRL+C, CTRL+V). b) indireta: A ideia é do autor principal, mas escrita com suas palavras. c) citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
A NBR 10520 é uma norma que compõem todo o conjunto de regras técnicas da ABNT. A função da NBR 10520, assim como as outras NBRs, é padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos. De forma geral, a NBR 10520 estabelece as regras de “apresentação de informações e documentação”.
Os anexos fazem parte dos elementos pós-textuais – aqueles que vêm depois da conclusão. São documentos, tabelas, ilustrações, reportagens e qualquer conteúdo produzido por fontes terceiras. Eles servem para comprovar e complementar tópicos abordados no desenvolvimento da pesquisa.
O anexo deve ser inserido no seu TCC após a página de referências bibliográficas. Para fazer referência a cada documento ou imagem, o autor precisa escrever os nomes dos anexos de acordo com as normas de formatação da ABNT.
Formatando Anexo ABNT
Primeiramente, os anexos devem constar na parte pós-textual do trabalho, ou seja, após as referências bibliográficas. Eles devem ser identificados pela palavra “ANEXO” transcrito em caixa alta e utilizando a mesma fonte usada para o trabalho: 12 para Times New Roman e 10 para Arial.
Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc. Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.
Objetivo da NBR 14724
Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
A função da NBR 6022, assim como as outras NBRs, é padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos. De forma geral, a NBR 6022 estabelece as regras de artigos de publicação periódica. Ou seja: o objetivo desta norma é garantir a padronização de artigos científicos em publicações periódicas.
Citação direta
As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Já quando a citação tem mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.
A citação direta e indireta são recursos utilizados nos textos científicos para nos referir a algum autor que já escreveu algo sobre aquele tema que estamos a tratar. Então, usamos as citações para incluir as opiniões e constatações deles nos nosso texto.
Há dois tipos de citação direta: curta (até 3 linhas); longa (mais de 3 linhas).
...
Deve constituir um parágrafo distinto;Fonte tamanho 10;Com recuo de 4 cm da margem esquerda;O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples;Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.
Formatação da capa nas normas da ABNTA letra deve ser Arial ou Times, seguindo o padrão do restante do trabalho.A fonte deve ser tamanho 12 em todos os elementos da capa.As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita.
Elementos de uma capa de trabalhoNome da instituição de ensino. O nome da instituição é a primeira informação da capa. ... Nome do curso. ... Nome do aluno que é o autor do trabalho. ... Título do trabalho. ... Subtítulo do trabalho. ... Cidade onde o trabalho foi desenvolvido. ... Ano no qual o trabalho foi realizado. ... Margens.
Alta massa (quantidade) de texto – não se afobe, é apenas a capa; Imagens com poucos pixels (qualidade ruim) – será exposto em grande formato; Exagero nas cores – não existem regras comandem ou limitem o uso das cores, escolha uma paleta de cores agradável.
Essas páginas são os elementos pré-textuais, ou seja, o sumário e tudo o que o antecede. A capa é o único elemento que não é nem contado nem numerado. A parte do trabalho que inclui os elementos pós-textuais (Referências, Glossário, Apêndice, Anexos e Índice) deve dar sequência à numeração da parte textual.
Os elementos pré-textuais antecedem o texto propriamente dito, constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho.
Os elementos textuais são o desenvolvimento do conteúdo do trabalho propriamente dito. Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa.
Quem matou o Homem Formiga Em Velho Logan?
Como saber se o tumor e câncer?
Onde se aplica à função exponencial?
Como estava organizado o Reino de Gana Brainly?
Qual tratamento para calvice feminina?
Quando se formou o Reino Unido?
Como saber se estou com íngua no pescoço?
Qual é o seu nível de estresse?
Qual a formação do Luciano Huck?
Como saber se sou feliz no casamento?
Como verificar se é um subespaço vetorial?
Como perceber a energia de uma pessoa?
O que fazer quando o aluno não consegue aprender?