Os deputados, o governador e em alguns casos o Tribunal de Justiça, o Procurador Geral de Justiça e os cidadãos, podem propor um projeto de lei ou outras proposições. No caso de ser iniciativa popular há necessidade de se reunir assinaturas de 0,5% do eleitorado do Estado.
A criação de uma lei divide-se em quatro fases: iniciativa, discussão, votação e sanção ou veto. ... A iniciativa de propor um projeto de lei cabe, geralmente, ao prefeito, mas também aos vereadores, ou mesmo aos cidadãos, através de iniciativa popular. Após serem protocolados, os projetos são lidos em plenário.
Por volta do século XXII a.C., o regente sumério Ur-Namu havia formulado o primeiro código da lei, que consistia em declarações casuísticas ("se ... então ..."). Por volta de 1760 a.C., Hamurabi desenvolveu a lei babilônica, codificando-a e inscrevendo-a em pedra.
Quem elabora as leis é o poder Legislativo composto pelos, deputados e os senadores seguindo posteriormente para presidência para ser aprovada pelo Presidente da república. Os responsáveis pela elaboração das leis estaduais são os deputados estaduais.
Como já mencionamos, o Poder Legislativo é constituído por senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores. De modo geral, eles são responsáveis pela elaboração das leis e pela fiscalização dos atos do Poder Executivo.
Como a tramitação de um projeto de lei varia de acordo com quem propõe o projeto e qual tipo de lei é proposta, utilizamos como exemplo a tramitação de um projeto de lei ordinária de iniciativa popular, ou seja, um projeto que cidadãos como você podem propor e levar para o Congresso. Veja como isso ocorre!
As leis ordinárias podem dispor sob qualquer matéria, com exceção das que estão reservadas às leis complementares e aos assuntos internos do Congresso Nacional, que devem ser regulados por decretos e resoluções. As leis ordinárias são consideradas atos normativos primários, ou seja, criam, modificam e extinguem direitos seguindo um processo ...
O projeto de lei ordinária é o documento que inicia o processo legislativo para que uma lei ordinária seja criada ou alterada. Processo legislativo é o conjunto de todas as fases que são necessárias para que um projeto de lei seja aprovado, desde a proposta até a fase de votação. Quem pode propor um projeto de lei ordinária?
Segundo o STF, não existe hierarquia entre leis complementares e leis ordinárias. No entanto, a reserva de matéria tem as seguintes consequências: uma lei materialmente complementar não pode ser revogada por lei ordinária, (considerando que esta não pode legislar sobre aqueles assuntos), mas uma lei complementar sempre pode revogar uma lei ...
Qual o valor da passagem para São Sebastião?
Quanto custa ir para San Pedro de Atacama?
Como saber se o artigo científico é confiável?
Qual a diferença no tênis All Star para o Converse?
Como consultar dívida ativa no CNPJ?
Quantos personagens têm em Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3?
Como escolher um bom lugar para morar?
Quando uma pessoa precisa usar um aparelho auditivo?
Como ir para a Ilha do Trovão?
Como descobrir se um CD e Regravavel?
Como saber se o Pastor Alemão é legítimo?
Como saber se uma pessoa está grávida?
Como saber se a ação tem liquidez?
Como saber se tenho tendência a Alzheimer?