A Lei 9.029/1995 proíbe genericamente a adoção de qualquer prática discriminatória para efeito de acesso à relação de emprego ou sua manutenção, seja por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil ou idade. “Essa lei pode ser aplicada para caso de discriminação racial.
Veja o que a sua empresa pode fazer para evitar situações de discriminação e manter o clima organizacional em alta.
Discriminação no trabalho significa receber um tratamento inferior mediante sua condição física, sexual, raça, gênero, religião, etc.
Leiam juntos livros sobre inclusão social e busque debater o assunto sempre de forma positiva. No ambiente de trabalho, é preciso aceitar e respeitar as diferenças, buscando dar a todos oportunidades iguais para crescerem.
DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO O artigo 7º, inciso XXX da Constituição Federal proíbe a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
Na discriminação indireta, a diferença de tratamento aparece de forma indireta, dissimulada, desprovida de fator de intencionalidade, cujos efeitos advêm de práticas ou políticas aparentemente neutras, mas que redundam em atos discriminatórios.
Para isso, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para um ambiente de trabalho livre de preconceitos.
Continue a leitura!
sua opinião é desprezada e alvo de deboche em reuniões; há muita conversa paralela criticando algum funcionário específico e, até mesmo, o surgimento de fofocas; quando há trabalho em grupo, surgem diversos conflitos em torno de uma mesma pessoa; o colaborador é constantemente excluído das conversas do time.
Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais.
Ou seja, a colaboração no trabalho transforma a empresa em um local de aprendizado constante e crescimento pessoal e profissional. Ninguém duvida da importância de uma cultura colaborativa para impulsionar o negócio.
A colaboração é baseada em 4 aspectos-chave – comunicação, coordenação, memória e percepção – que se integram e se relacionam. Saiba mais sobre cada um deles nesse post.
De modo geral, as principais vantagens ou benefícios da colaboração são: redução no tempo necessário para a execução de tarefas; melhoria da capacidade de resolver problemas complexos; aumento da capacidade criativa para gerar alternativas; discussão das vantagens e desvantagens de cada alternativa para selecionar as viáveis e tomar decisões;
Este potencial da colaboração depende de alguns critérios, tais como alinhamento de objetivos, resultados esperados claramente definidos, patrocínio e disponibilidade de orçamento (HANSEN, 2009).
Quais são as classificações das deficiências?
Como tirar a numeração de algumas páginas no Google Docs?
O que são despesas classificadas por natureza?
Quais são os principais métodos de controle de hemorragia?
Como desproteger um documento Word sem senha?
Como são chamados na historiografia os movimentos sociais de contestacao ocorridos nesse período?
Como são classificadas as áreas de estabelecimentos de saúde?
Como consultar dívida ativa municipal?
Quais os tipos de hemoglobinopatias?
Como queimar a madeira para pintar?
Como se classificam as funções?
Como é chamado o conjunto de palavras com valor de advérbio?
Como falar com financeiro da Unopar?
Como quebrar o alvo do Jogo do Ganso?
O que é liberação miofascial na fisioterapia?
O que é uma manifestação literária?
Tem como queimar a memória RAM?