A gripe espanhola espalhou-se pelo mundo, principalmente, por conta da movimentação de tropas no período da Primeira Guerra Mundial, tendo um impacto direto nos países que participavam desse conflito.
Os historiadores sabem que a gripe espanhola não surgiu na Espanha, mas recebeu esse nome em razão da forte divulgação do problema na imprensa espanhola. Na época em que a doença se espalhou, o mundo passava pela Primeira Guerra Mundial, e as grandes potências ocidentais estavam envolvidas no conflito havia anos.
De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época. Estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões e 50 milhões, e possivelmente até 100 milhões, tornando-a uma das epidemias mais mortais da história da humanidade.
Mesmo sendo muito contagiosa, essa primeira onda foi considerada benigna, por ter determinado relativamente poucas mortes. No mês de julho, a doença parecia ter perdido força, mas, em meados de agosto, uma segunda onda surgiu com maior capacidade de contágio e letalidade do que a anterior.
Historiadores acreditam que a pandemia da Grande Gripe chegou ao Brasil em setembro de 1918, através do desembarque de passageiros contaminados do navio britânico Demerara, vindo de Lisboa, Portugal. Os infectados desembarcaram em Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
20 curiosidades que você vai gostar
Estima-se que a espanhola causou mais de 35 mil mortes no Brasil.
Peste bubônica
Entre os europeus, a doença foi chamada de peste negra, sendo responsável pela morte de cerca de 50 milhões de pessoas entre 1347 e 1353. A dimensão da peste negra fez dela um catalisador de transformações profundas na Europa medieval.
O resultado foi a disseminação da doença de maneira violenta e a morte de cerca de 16 mil pessoas em um período de aproximadamente seis meses |3|. Em mais de um ano de pandemia, estima-se que a gripe espanhola tenha causado a morte de cerca de 50 milhões de pessoas.
As 3 principais epidemias que atingiram o BrasilFebre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. ... Gripe espanhola (1918) Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. ... Varíola (início do século 20)
O diagnóstico precoce permite que a peste negra seja curada com antibióticos. Se não for tratada rapidamente, a peste negra pode ser fatal. Durante a época medieval, estima-se que a peste negra matou 50 milhões de pessoas. Hoje a praga ocorre em menos de 5.000 pessoas por ano em todo o mundo.
Em apenas oito dias de agosto de 1667, Elizabeth Hancock perdeu seus seis filhos e seu marido. Cobrindo a boca com um lenço para evitar o cheiro da decomposição, ela arrastou os corpos para um campo próximo e enterrou-os.
A peste negra (ou bubônica) foi responsável por pelo menos 10 epidemias entre 1400 e 1720, quando se estima que tenham morrido 25 milhões de pessoas no total. A varíola matou e deformou milhões na metade do século XVII na Europa.
Provocada pela peste bubônica, transmitida através de pulgas em ratos contaminados, a enfermidade matou entre 500 mil a 1 milhão de pessoas apenas em Constantinopla, espalhando por Síria, Turquia, Pérsia (Irã) e parte da Europa. Estima-se que a pandemia tenha durado mais de 200 anos.
Outro período destacado pelo palestrante foi o da Peste Negra (1348), considerada até hoje a pior epidemia da história. Foi a pior peste, porque ela matou em dois anos, 1/3 da população europeia, o que correspondeu a cerca 25 milhões de mortos.
Quando se fala em quantidade de pessoas que morreram em um curto espaço de tempo, a pior epidemia foi a da peste negra, que assolou a Europa e a Ásia no século 14. Também conhecida como peste bubônica, a doença apareceu em 1348 e, em dois anos, matou um terço da população européia (estimada em 75 milhões de pessoas).
A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde o ano 2000 para quase 9 milhões em 2019.
Como se identificou que a doença era contagiosa, muitos locais adotaram medidas de isolamento social. Assim, foram decretados o fechamento de escolas, igrejas, comércio e repartições públicas em diferentes locais, inclusive no Brasil.
Saúde mental
Estudos relatam que pacientes afetados pela Covid-19 (ou com suspeita da infecção) podem sofrer reações emocionais significativas, como medo, tédio, solidão, ansiedade, insônia ou raiva.
A gripe é uma infeção vírica ou viral (causada por vírus Influenza) que atinge o sistema respiratório - nariz, garganta e pulmões, provocando sintomas como dor de cabeça, dores musculares, fadiga e fraqueza, febre, tosse seca, entre outros.
Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae. Para que se tenha uma idéia de sua magnitude, só durante os 80 anos em que esteve ativa, no século passado, a varíola matou mais de 300 milhões de indiví- duos.
O que é viabilidade sinônimos?
Qual é a função dos cílios e flagelos?
Tem como pagar o IPTU depois do vencimento?
Qual a diferença entre revisionismo e negacionismo?
Qual tamanho de mochila pode levar no avião?
Quais eram as fases do desenvolvimento da sociedade segundo Comte?
Qual o peso da bagagem de mão?
Quantas gramas de feijão por dia?
Quando a pessoa mora junto mas não é casado tem direito?
O que acontece se eu nao comer depois do treino?
Como salvar conversas do WhatsApp web em PDF?
Qual é o maior bioma do Brasil?
Quanto custa uma oliveira de 300 anos?
Qual o cargo maior assistente ou auxiliar?