Liminarmente, a ideia de revisionismo refere-se a iniciativas de revisar interpretações de fatos e processos passados; negacionismo, por sua vez, a iniciativas de negá-los.
Em sua explanação, Napolitano diferenciou o negacionismo do revisionismo ideológico. "O revisionismo ideológico, em vez de negar a existência do fato, procura interpretações que desconstruam a hegemonia em torno dele, sobretudo se for uma hegemonia cientificamente embasada na comunidade de pesquisadores", afirmou.
Uma delas é o negacionismo – aquela que, por exemplo, afirma não ter havido ditadura, nazismo, fascismo, escravidão e afins. A outra corrente, de perfil liberal-conservador, é o revisionismo, que não necessariamente vai negar a existência da ditadura e outros eventos históricos.
Revisionismo Histórico é o estudo e a reinterpretação da História com base na ambiguidade dos fatos históricos e na imparcialidade com que esses fatos podem ter sido descritos.
Revisionismo é o ato de se reanalisar algo (por exemplo, um fato, doutrina, valor, livro etc.), gerando modificações em relação à interpretação original que se tinha do objeto analisado.
39 curiosidades que você vai gostar
Definição: Atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam.
Negacionismo é recusar e negar uma realidade cientificamente comprovada – o método científico, é bom lembrar, é baseado em fatos e evidências. É o que fazem os negacionistas do Holocausto, mais um movimento histórico marcante.
Especificamente, uma historiografia identifica pensadores influentes e revela a forma do debate acadêmico sobre um determinado assunto. O principal objetivo de escrever um artigo historiográfico é transmitir a compreensão de outros historiadores sobre um assunto particular, em vez de analisar o próprio assunto.
Em escala inédita, a sociedade brasileira está conhecendo os efeitos do que se convencionou chamar de negacionismo histórico, que poderia ser definido como a negação não apenas de interpretações dominantes sobre o passado, mas a negação do próprio fato/processo histórico que as gerou (como a negação da existência do ...
Negacionismo (do francês négationnisme) é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável, sendo essencialmente uma ação que não possui validação de um evento ou experiência histórica.
Já negacionismo, por sua vez, denomina a rejeição, explícita e sem base razoável, de fatos concretos e de consensos científicos bem estabelecidos. A palavra começou a ser usada na negação do Holocausto conduzido por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, um fato histórico sobejamente bem documentado.
A historiografia diante dos negacionismos. O que fazer quando a arena pública se vê cada vez mais ocupada por negacionismos de todo o tipo, que almejam não só respeitabilidade historiográfica, mas hegemonia intelectual, isto é, o controle mais ou menos estrito sobre como imaginamos o passado?
Um bom exemplo da atuação do negacionismo é em relação ao aquecimento global. De fato, existe uma desestruturação do conhecimento por parte da população, gerando um descrédito em relação ao tema, entretanto, também vemos empresas de petróleos e indústrias ajudando a disseminar contestações à ciência do clima.
Em muitos casos, os negacionistas, dizem sentir uma espécie de nostalgia e costumam envolver o período em uma aura heroica e saudosista, alguns chegam a dizer que sentem “saudades” ou que aquele foi “o melhor período de suas vidas”, mas costumam ignorar, relativizar ou até negar os crimes e violações de Direitos ...
Negacionismo climático é toda a manifestação contrária ao fenômeno do aquecimento global provocado pelo aumento das emissões antrópicas. ... Pesquisas científicas comprovam o aquecimento global, intensificado de maneira sem precedentes pelo aumento das emissões antrópicas de gases causadores do efeito estuda.
Fala-se muito em tipos de historiografia que se ajustam de acordo com a ideologia ou a nacionalidade. É o caso, por exemplo, da “historiografia marxista”, “historiografia conservadora”, ou “historiografia brasileira” e “historiografia francesa”, ou inglesa”, entre outras.
Historiografia como produção historiográfica
Historiografia é o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico.
A produção do conhecimento histórico é possível através da idéia do passado (no sentido de procurar estabelecer um contexto), no retorno ao presente para se perceber mudanças e permanências.
O negacionista assume uma postura irracional, pois prefere acreditar em informações falsas e sem comprovação do que na ciência e em verdades inconvenientes. Na história, destaca-se o negacionismo do Holocausto. Na ciência, destacam-se o negacionismo do aquecimento global e o da esfericidade da Terra.
O termo "negacionismo" é um neologismo que começou a se estabelecer na França a partir de 1987, como substituto de "revisionismo", para se referir especificamente ao questionamento acerca do genocídio de judeus (mas não de outros grupos étnicos, como rom e sinti, religiosos, como as testemunhas de Jeová, e demais ...
Como dialogar com um negacionistaAutor: Elika Takimoto.Editora: LF Editorial.Publicação: 2021.Páginas: 149.Preço sugerido: R$ 39,00.
Significado de Negacionismo
Atitude da pessoa que não aceita alguma coisa como verdadeira ou nega a existência dessa coisa. ... Etimologia (origem da palavra negacionismo). A palavra negacionismo deriva do francês "négationnisme", com o mesmo sentido.
Significado de Negacionista
Pessoa que nega ou não aceita como verdadeiros conceitos comprovados cientificamente.
Os negacionistas do Aquecimento Global tentam embasar seus argumentos majoritariamente na ideia de que o planeta Terra passa por fluxos contínuos de flutuação de temperatura ao longo dos milênios. ... O Aquecimento Global não se trata apenas do aumento das temperaturas médias globais.
O crescimento desse movimento se tornou um problema de saúde pública. Isso porque, com a queda da cobertura vacinal nos últimos anos, doenças que já haviam sido erradicadas voltaram a aparecer, como o sarampo e a poliomielite.
Porque carboidrato vira açúcar?
Que pais ofereceu a estatua da liberdade?
Quanto mais faz a barba mais ela cresce?
O que é capacidade física predominante?
Qual sistema é mais rápido FAT32 ou NTFS?
Do que são formadas as estrelas?
Pode dar água filtrada para bebê?
Quanto tempo dura um gift card?
O que é um gráfico de colunas duplas?
Quais os principais movimentos da Terra?
Qual é o total de generais do Exército Brasileiro?
O que fazer na Ilha Grande em dois dias?
Como é calculado o ICMS na importação?
Quais são os elementos constitutivo da cultura popular?