Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...
A espiritualidade é um exercício de vida e experimentação. Ela é definida como uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio.
Inúmeros estudos têm apontado que a espiritualidade traz benefícios para a saúde física e mental. Trata-se de conjunto de valores morais, mentais e emocionais que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes, e que podem ter conexão com algo transcendente, ou mesmo a fé.
A espiritualidade, segundo os estudiosos, ajudaria no sentido de gerar esperança, dar propósito para a vida, senso de pertencer a um grupo e a crença de não estar só. ... Isso é auto responsabilidade e autoconhecimento – e uma maneira de expressar sua espiritualidade. Nem sempre é fácil.
A espiritualidade é, sobretudo, um grande ato de conexão entre o ser humano e o divido. Ela constrói o modo como compreendemos o mundo, as pessoas e Deus. É um ato que que energiza nosso ser e nos faz evoluir.
37 curiosidades que você vai gostar
A espiritualidade é uma forma de buscar a tranquilidade. Praticá-la traz um senso de perspectiva, significado e propósito para nossas vidas. Geralmente ela encoraja o otimismo e a busca por uma existência mais alegre. Ela também ajuda na identificação dos nossos próprios valores e na apreciação dos valores do outro.
A espiritualidade/religiosidade do usuário foi apontada como importante para a busca de autoconhecimento que promove a saúde integral do sujeito. Juliana afirmou que: "A busca por espiritualidade é uma busca por saúde mental". O autoconhecimento é imprescindível tanto para o psicólogo quanto para o usuário/paciente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.
Ela abre espaços na mente humana para o perdão, encontrando razões verdadeiras para perdoar. A fé que o sujeito possui é capaz de, unindo-se a sua razão, ressignificar a própria vida, como também dar sentido ao sofrimento, sabendo que esse é inevitável à vida humana.
Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...
Os valores da espiritualidade ajudam na saúde mental, fazendo-os se conectarem com a forma de sentir e pensar. Ajuda a pessoa a se conectar com um grande sistema de apoio que restabelece os vínculos familiares. Dá as ferramentas necessárias para pessoas com doença crônica lidem e previnam a depressão e ansiedade.
Há evidências de que pessoas com espiritualidade bem desenvolvida tendem a adoecer menos, a ter hábitos de vida mais saudáveis e, quando adoecem, desenvolvem menos depressão e se recuperam mais rapidamente. Para muitas pessoas, a espiritualidade é uma fonte de conforto, bem-estar, segurança, significado, ideal e força.
5 dicas para você desenvolver a sua espiritualidadeO que é espiritualidade? Para mim, nada mais é do que você estar conectado com algo mais amplo, algo maior. ... Leitura. Uma forma de estar conectado com sua espiritualidade é o hábito de leituras sobre o gênero. ... Natureza. ... Meditação. ... Cuide do seu corpo. ... Oração.
A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
Têm foco; mas conseguem perceber e enxergar as coisas em suas múltiplas ligações e complexidade com a vida, em geral. Agem localmente pensando globalmente. Estão conectadas com suas verdadeiras essências. São pessoas que expressam a sua verdade interior sem medo ou sentimento de culpa; porém com gentileza e respeito.
Atitudes que irão te ajudar a potencializar a espiritualidade1- Respeito. ... 2- Cuidar do corpo e da mente. ... 3- Aceitar o próximo. ... 4- Ter pensamentos positivos. ... 5- Respeitar os limites do outro e os seus próprios limites. ... 6- Escrever todos os desejos e sonhos. ... 7- Meditar, ler salmos e poesias que culminem em energias boas.
A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.
Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
Em suma, a fé tem seu ponto de vista, a razão também. Porém, assim como os seres humanos são interdependentes, a fé e a razão também deveriam ser. Pois na verdade, o se percebeu é que, desde os tempos remotos, uma precisa da outra, em mais ou menos grau.
Mas que essa esperança seja primeiro uma atitude interior. Precisamos acreditar que tudo isso vai passar, sim, a nossa fé no Ressuscitado nos permite acreditar nisso e eu convido você a também viver essa esperança. Aqui não falamos em ser forte ou não, mas, sim, em ser cristão, e acreditar que Deus não nos abandonou.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
A FÉ PRODUZ MILAGRES, MAS MILAGRE NÃO PRODUZ FÉ – Por Amilton Alvares. Postado em 22 de junho de 2015 às 12:03. O leproso olhou para Jesus e esperou o toque divinal – Senhor, se quiseres podes me purificar.
5 práticas simples para trazer mais espiritualidade à sua vidaContemplação. A ideia é separar alguns minutos do dia para entrar em contato consigo mesma. ... Minissessões de meditação. ... Desperte para quem você quer se tornar. ... Como Sócrates. ... Qual é o seu problema agora?
Espiritualidade tem a ver com o propósito e sentido que a pessoa encontra para a sua vida. Algumas encontram essa conexão com a religião, ou com o divino. Enquanto outras, podem achar com eles mesmas, na convivência com pessoas queridas, arte, natureza etc.
O que é espiritualidade segundo a Filosofia
Na filosofia, a espiritualidade é entendida a partir da oposição entre o espírito e a matéria. Pode-se associar a espiritualidade a uma busca do sentido da vida que transcende o mundano.
Que tinta usar para pintar o cabelo de verde?
Como gerar arquivo ECF domínio?
Como trabalhar no Japão sendo descendente?
Como pintar cabelo masculino vermelho?
Como eliminar gordura subcutânea abdominal?
Como pagar boleto da Sky pela internet?
Como pintar os cabelos de preto naturalmente?
Como saber se uma empresa gera caixa?
Qual tinta usar para tecido sintético?
Quanto se gasta em média por dia em Cancún?
Como acabar com o vício em cafeína?
Como gerar o código de acesso Receita Federal?
Como funciona a lâmpada tubular de LED?
Qual o tratamento para leucoplasia pilosa?