Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...
A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. Perpetuando uma relação de produção e distribuição social do poder de Estado.
A diferença básica entre os aparelhos repressivos de estado (ARE) e os aparelhos ideológicos de estado (AIE) é que os ARE se utilizam predominantemente de argumentos repressivos e coercitivos para atingirem seus objetivos. Já os AIE utilizam predominantemente a ideologia para manter sua dominação.
Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.
Portanto a escola, enquanto instituição, é um elemento do Aparelho ideológico de Estado escolar e não o próprio AIE escolar. Althusser define AIE como um sistema complexo que compreende e combina várias instituições e organizações e suas respectivas práticas.
20 curiosidades que você vai gostar
Em síntese, Althusser (1992, p. 85) defende a tese de que “é pela representação da relação imaginária com suas condições de existência que o sujeito se institui”. sentido, seria “como imaginário que intermedeia a relação das pessoas com suas condições de existência” (Ibidem.,2009, p. 159).
Para Althusser, a escola desempenha papel dominante na disseminação da ideologia da classe atualmente dominante. É grande o tempo que os alunos passam na escola, de cinco a oito horas por dia, de cinco a seis dias por semana. Por ela passam crianças de todas as classes sociais, desde o Maternal.
Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...
A proposta educacional apresentada por Gramsci é a da “escola unitária”. Para esboçá-la, o autor dedica grande atenção à escola clássica, humanista, existente antes da reforma de Giovanni Gentile, introduzida na Itália no início dos anos 1920.
Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas.
Todos os aparatos estatais funcionam tanto na repressão como na ideologia, com a diferença de que o aparelho de estado (repressivo) opera de maneira maciça e prevalecente na repressão, enquanto os estados ideológicos operam de maneira maciçamente predominante na ideologia.
Os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE)AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas);AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas);AIE familiar;AIE jurídico;AIE político (o sistema político, os diferentes Partidos);AIE sindical;
Têm a função de assegurar, pela força (física ou sanção de decretos, portarias, leis) a permanência das relações de exploração em que a classe dominante perpétua o seu domínio sobre a classe dominada (proletariado). Os aparelhos ideológicos de Estado são em número muito maior do que os repressivos.
A noção de ideologia pode ser compreendida como um corpus de representações e de normas que fixam e prescrevem de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir. Com o objetivo de impor os interesses particulares da classe dominante, esse corpus produz uma universalidade imaginária.
As ideologias se referem à consciência prática indispensável à ação social. ... A crítica ideológica pode ser de grande valor pedagógico para a formação dos professores e para a formação humana omnilateral, sendo assumida, ao mesmo tempo, como meta educativa e como conteúdo de ensino.
É quando o educador busca soluções para os problemas na escola.
Gramsci, a exemplo de Marx quando moço, enfaticamente defendia o historicismo. A partir desta perspectiva, todo significado se deriva da relação entre a atividade prática (ou práxis ) e os processos sociais e históricos objetivos dos quais formamos parte.
A própria evolução das crianças daria conta de grande parte do aprendizado. Gramsci tinha outra ideia: "A educação é uma luta contra os instintos ligados às funções biológicas elementares, uma luta contra a natureza, para dominá-la e criar o homem atual à sua época", escreveu.
A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia.
O filósofo enumera de maneira pedagógica: Todos os Aparelhos Ideológicos de Estado competem pelo mesmo objetivo: a reprodução das relações de produção, ou seja, na reprodução das relações de exploração capitalistas. Cada aparelho o faz à sua maneira.
Althusser afirma que a ideologia compreende uma existência material pois “uma ideologia sempre existe em um aparelho, em sua prática ou de práticas.” Ela sempre se manifesta através de ações, que estão inseridas em práticas, por exemplo, rituais, comportamentos convencionais etc.
O filósofo francês Louis Althusser (1918-90) encabeçou no marxismo a corrente estruturalista. O estruturalismo não definia isoladamente os elementos de um processo -histórico, econômico-, mas apenas privilegiava a relação heterogênea e conflitiva que existiria entre eles.
A perspectiva desenvolvida pelo autor é pessimista em relação à capacidade de ação autônoma do indivíduo diante do controle exercido pelas classes dominantes. A escola, por exemplo, é vista por Althusser como o aparelho ideológico de Estado mais significativo da sociedade contemporânea.
A teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica: considera que toda sociedade constitui-se como um sistema de relações de força material entre grupos ou classes. Sobre a base da força material surge um sistema de relações de força simbólica cujo objetivo é reforçar as relações de força materiais.
Se Marx não trata a ideologia em seu sentido mais amplo, coadunada à relação entre as forças produtivas – bases materiais da sociedade - e suas relações sociais de produção, Althusser a considera somente como resultado das condições materiais de existência.
Pode comer logo após tomar remédio?
Como inserir uma tabela em um documento?
Por que a palavra urubu não tem acento?
Quem é a pessoa que mais ganha dinheiro no mundo?
Qual melhor termogênico natural para queima de gordura?
Quanto custa autenticar documento?
Quantas cápsulas de valeriana posso tomar por dia?
Qual a diferença entre sal e flor de sal?
A agricultura moderna caracteriza-se por?
O que sao e quais sao os fatores climaticos?
O que fazer esta semana em lisboa?
Qual o principal objetivo da intranet?