A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.
Febre alta, mal-estar, dor muscular especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação e manchas vermelhas no corpo são os principais sintomas da leptospirose.
A leptospirose não é transmitida de uma pessoa para outra, para haver o contágio pela doença, é necessário o contato com a urina ou outros excrementos de animais que estejam contaminados, como ratos, cães, gatos, porcos e bovinos.
As bactérias que causam leptospirose são encontradas em gado, porcos, cavalos, cães, roedores e animais silvestres. A leptospirose é uma doença séria transmitida de animais para pessoas. Surtos da doença em seres humanos geralmente são causados por exposição a água contaminada pela urina de animais infectados.
Os pequenos roedores, como ratos e camundongos, e também os animais que são seus predadores, podem transmitir dois tipos de bactérias: Streptobacillus moniliformis ou Spirillum minor, que causam uma doença clínica conhecida como febre da mordedura do rato (3).
Quais são os sintomas da leptospirose “O principal sintoma nos quadros brandos são olhos e pele amarelados. A urina também sai escura e em menor quantidade e surgem febre e dor muscular, especialmente nas panturrilhas e nas pernas”, relata o especialista.
A doença é causada a partir do consumo de alimentos ou água contaminados por bactérias de fezes de ratos. Seus principais sintomas são febre, dor de cabeça, náuseas, ,vômitos, falta de apetite, cólica, diarreia, que pode ter ou não sinais de sangue.
Pequenos no tamanho, mas enormes no que se trata em transmitir doenças. Os ratos trazem consigo diversas doenças que podem infectar o ser humano.
Os ratos domésticos são os hospedeiros mais comuns da peste. Seus sintomas são geralmente, febre alta, apatia, vertigens, tremores, intolerância à luz, cefaleia, aumento da frequência cardíaca, cansaço, tosse seca e depois com sangue e aumento dos linfonodos.
Além disso, os ratos são vetores de uma série de doenças que podem contaminar outros mamíferos, como o ser humano, por exemplo. Diante disso, produzimos uma lista com doenças causadas por ratos e seus sintomas, para que você se atente acerca desse roedor.
O que fazer com Gestante Rh negativo?
O que significa terra de Midiã?
Quando ocorre o eclipse do sol?
O que é função seno e cosseno?
O que é infraestrutura de um prédio?
Como enviar joias por correio?
O que faz uma pessoa fria e calculista?
Como seria a esfinge do Egito?
Como se escreve um terço em matemática?
Como alterar a senha do id apple?
Como estimular o corpo durante a pandemia?
Qual a finalidade da análise preliminar de risco?
O que é um afluente de um rio?
Porque estou pagando 4 83 de passagem?