Consequências. Geralmente, existem diversas consequências da desigualdade social e econômica. A marginalização de parte da sociedade, o retardamento no progresso da economia do país, a pobreza, a favelização e o crescimento da criminalidade e da violência são algumas das consequências.
A desigualdade em saúde se manifesta como privação relativa ao acesso, controle e poder; é a distribuição da saúde e da doença entre os estratos sociais de maneira hierárquica, gerando inclusive – como já dito – distúrbios psíquicos entre as distintas categorias.
A desigualdade de acesso ao consumo se apresenta de forma gritante e desordenada em todo o mundo. Naturalmente, isso ocorre por conta das diferenças de poder de compra entre a população de todo o planeta.
A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira, embora nos últimos anos ela tem diminuído. As regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o Nordeste do país, os quais apresentam os piores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
"Quando a desigualdade de renda aumenta, o crescimento econômico cai", afirma o economista Federico Cingano num estudo para a OCDE. Pesquisadores do FMI chegaram a conclusões semelhantes: "Se a fatia de renda dos 20% mais ricos aumenta, o crescimento do PIB cai em médio prazo".
A desigualdade econômica está relacionada a diversos fatores, incluindo questões políticas, sociais, de gênero e de raça. Uma das questões principais é o não interesse em uma distribuição de renda equilibrada, que leva à consequente disparidade.
A isso, somam-se ainda oportunidades de trabalho e acesso a cultura e lazer. A desigualdade social é um problema histórico e estrutural, herança do nosso período colonial e que funciona como um ciclo que se alimenta com o passar dos anos, sustentado pela má distribuição de renda.
A desigualdade mostrada pelo relatório pode ser explicada por uma série de fatores, segundo Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil. Três deles, contudo, são determinantes para que o país permaneça numa posição negativa nos próximos anos: o racismo, a questão de gênero e a tributação de impostos.
Para ele, a desigualdade social era um fenômeno causado pela divisão de classes. Por haver as classes dominantes, estas se utilizavam da miséria gerada pela desigualdade social, graças ao lucro e acúmulo de propriedades, para dominar as classes dominadas, numa espécie de ciclo. Quais são as maiores desigualdades sociais no Brasil?
Diariamente o noticiário brasileiro reúne casos que exemplificam como a desigualdade social atinge a sociedade e impede que uma grande parcela da população consiga melhorar sua qualidade de vida. Educação e saúde de qualidade e saneamento básico são alguns dos pontos que mostram como ricos e pobres tem acessos distintos a direitos básicos.
Para que serve o abdominal supra?
O que é a autoridade de linha?
Como fazer o difusor durar mais?
Qual o melhor remédio para cartilagem?
Qual câmera é melhor iPhone 7 ou 8?
Como fazer denúncia ao meio ambiente?
Qual é a última instância de um processo?
Como é feito o pagamento dos honorários advocatícios?
Onde ver premiação The Sims 4?
Quanto ganha um lavador de pratos em Londres?
É necessário usar condicionador depois da máscara?
Qual o estágio mais grave do Alzheimer?
O que é pesquisa qualitativa Segundo Marconi e Lakatos?
Em que ep o Going Merry morre?