A Contabilidade de Custos é responsável, sobretudo, por fornecer dados detalhados sobre os custos para que a gestão possa então controlar suas operações e assim gerar um planejamento á longo prazo, mantendo a administração bem informada acerca de sua situação empresarial.
O acompanhamento contábil da empresa gera informações importantes sobre o negócio e a respeito de seus custos e despesas. Elas servem de subsídios para a administração eficiente e, se usadas de forma ágil e inteligente, podem melhorar a saúde financeira da empresa.
Ela tem função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões”. Observa-se que a contabilidade de custos define e/ou relata de forma consistente as informações necessárias para cada segmento da entidade em que precisa de seu apoio analisando-as de forma precisa.
Uma boa análise de custo pode gerar maior lucratividade a longo prazo, mudando a forma como os gestores veem o negócio, pois viabiliza as mudanças necessárias para garantir maior competividade para empresa, além de maior participação do mercado onde atua.
“A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”
27 curiosidades que você vai gostar
A contabilidade de custos apoia os gestores no controle e no processo de tomada de decisões. Ela é a responsável por receber, processar e transformar dados em informações úteis e relevantes para a gestão de uma organização.
Com a contabilidade de custos, o gestor tem uma visão real e precisa da situação financeira da sua empresa, antecipando potenciais dificuldades e promovendo ajustes com antecedência. Assim, garante a viabilidade econômica do seu negócio e permite que a empresa conquiste os resultados esperados.
A análise dos custos dá uma segurança grande para gestores entenderem a margem de contribuição e rentabilidade dos produtos vendidos ou fabricados nas empresas. Isso se dá porque, através da análise, é possível realizar uma boa comparação entre o preço de venda no mercado com o custo necessário para a produção.
Análise de custo é uma estratégia de custeio adotada pelas empresas que desejam ter um maior conhecimento e exatidão dos gastos da produção de bens e serviços de um determinado período.
A análise de custos é um suporte gerencial e estratégico. Este que analisa como os custos se comportam. Dessa forma, é possível identificar lacunas de melhorias. Por fim, sempre de maneira a otimizar a metodologia de custeio da empresa.
O controle dos custos empresariais é uma ferramenta importante na gestão estratégica de um negócio. Pode auxiliar os gestores em diversas tomadas de decisões, como, por exemplo: Decidir se maximiza ou diminui a produção de certo produto em sua linha de produção; ... Avaliar o desempenho da produção e vendas dos produtos.
A contabilidade de custos é uma estratégia que orienta a gerência na tomada de decisões e controle financeiro corporativo. Além disso, ela determina o caminho mais viável para fazer seu negócio deslanchar.
( ) e) O papel da Contabilidade de Custos, no que tange a decisões, é fazer a alimentação do sistema sobre valores relevantes tanto no curto quanto no longo prazo.
O objetivo por trás de uma boa gestão de custos é entender como adequar melhor os investimentos para que a margem de lucro seja a maior possível. Por isso, evitar gastos desnecessários e tarefas sem valor agregado é obrigatório.
Objetivos da gestão de custos
Ter mais informações sobre o desempenho das atividades e o rendimento da empresa como um todo; Otimizar o desenvolvimento das operações; Ter mais informações para realizar as tomadas de decisão; E, principalmente, conseguir definir sua margem de lucro com mais precisão.
Qual o objetivo da contabilidade de custos?Estimar os custos para um período.Controlar a produção com o custo médio.Fazer do controle uma rotina para reduzir custos.Identificar maneiras de racionalizar custos.
De acordo com Neto (2008), a análise de custos é imprescindível para a determinação de lucro da organização, no controle de suas operações, pois se tem a necessidade de saber o que de fato se está fazendo e na tomada de decisões, para que a partir de então, as ações de produção e prestação de serviços sejam realizadas.
Ela é responsável pelo controle das despesas, gerando informações para o processo decisório do gerente. A contabilidade de custos produz dados imprescindíveis para a administração de qualquer negócio, pois, a partir dela é possível tomar decisões diárias sem prejudicar a situação financeira da empresa.
Para auxiliar na tomada de decisões, os contadores projetam cenários, demonstrações financeiras, pontuações de crédito e outros elementos que permitem uma análise mais inteligente das opções do gestor. Com as ferramentas contábeis, torna-se possível elaborar estratégias que garantirão o desenvolvimento do negócio.
Os custos constituem a base dos gastos das empresas e o estudo deles permite análise do cenário de forma realista, é uma ferramenta que mostra onde está funcionando melhor e onde deve melhorar para continuar aumentando o lucro.
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTO
É a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos, para que se consiga, um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.
a gestão de custos auxilia no controle do projeto, que terá mais dados e parâmetros para fazer um controle de custos eficaz e, se feita do jeito certo, pode economizar o tempo dos recursos humanos envolvidos no projeto, pois eles não precisarão rever os valores monetários constantemente.
A contabilidade de custos tem duas funções essenciais, uma é ajudar no controle das operações e a outra é o auxílio na tomada das decisões de uma empresa.
Em termos gerais, a ACB tem duas finalidades: Determinar se é acertado tomar uma decisão ou levar a cabo um investimento (justificação/viabilidade), Proporcionar uma base para comparação de projetos.
Qual é o objetivo da função poética?
Como conhecer pessoas com mesmos interesses?
Onde fica a Usina Santa Tereza?
O que é um ecossistema aquático?
Quanto tempo dura a residência de Patologia?
Pode tomar losartana e propranolol juntos?
Qual o antecessor do número natural?
O que significa um aço 1410 é um aço 1020?
Quantos boletos posso gerar no PicPay?
O que é a figura de linguagem prosopopeia?
Quando tomar vacina varicela adulto?
Quais planetas do Sistema Solar são habitáveis?
Quais são os mecanismos dos sonhos?
Quais são os 4 clãs nobres de Konoha?
Como atualizar o CPF pelo celular?
Onde fica a contra barra no teclado?
Qual é a vacina que combate a catapora?