Os agentes infecciosos chegam, pelo sangue, até as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, na região do pescoço. Ali, continuam seu processo acelerado de proliferação e destruição das células. Pela circulação podem viajar também para outros pontos, como ovários e testículos.
A caxumba é uma infecção viral aguda e contagiosa. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido.
Após um período de incubação que dura de 12 a 24 dias, a maioria dos pacientes com caxumba apresenta cefaleia, anorexia, mal-estar e febre (baixa a moderada). O envolvimento das glândulas salivares começa 12 a 24 horas depois, com temperatura axilar atingindo 39,5 a 40°C. A febre se mantém por 24 a 72 horas.
Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade.
A caxumba começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, desânimo, cansaço, náuseas e dor abaixo da orelha. Mais ou menos um dia depois começa a aparecer o inchaço característico na região da mandíbula. Os gânglios do pescoço em geral aumentam de tamanho e a pessoa tem muita dor nesta região.
A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.
Geralmente, em adultos o tempo de recuperação varia entre os 16 e os 18 dias, sendo este menor no caso das crianças, que dura entre 10 a 12 dias. Esta é uma doença que nem sempre desde inicio manifesta sintomas, uma vez que pode ter um período de incubação de 12 a 25 dias depois do contágio.
A parotidite dura em torno de 7 a 10 dias e tem resolução espontânea. Em alguns casos a caxumba pode evoluir com comprometimento do sistema nervoso central (meningite e encefalite), surdez, inflamação dos testículos (orquite), dos ovários (ooforite), coração (miocardite) e, mais raramente do pâncreas (pancreatite).
Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião. Os sintomas costumam surgir de 12 a 25 dias após o contágio.
A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença.
Os principais sintomas da caxumba são: Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles. Febre. Dor de cabeça. Fadiga e fraqueza. Perda de apetite. Dor ao mastigar e engolir.
IMPORTANTE: A caxumba já foi mais comum no Brasil, mas após a vacina de prevenção ter sido inventada e incorporada ao calendário dos postos de saúde, o número de casos reduziu drasticamente. Como a caxumba é transmitida? A caxumba é causada por vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus.
Quantos árbitros há em uma partida de futebol?
Quanto tempo demora para a comida ir para o bebê?
Qual a diferença entre impugnação à execução e embargos à execução?
Como analisar a necessidade de capital de giro?
São princípios da Política Nacional de Humanização?
O que fazer primeiro Tonalizar ou hidratar?
Como fazer a padronização de processos?
Como se inicia uma introdução?
O que é o Plano Anual de saúde?
Quantas línguas indígenas estão em perigo de extinção?
Quando vai começar a pagar o auxílio emergencial?
Qual a melhor parte da alcatra?
O que significa quando a campainha toca sozinha?
Qual a melhor embalagem para vender feijoada?
Qual a diferença do óleo 10W 30 para 20w 50?
Quais são os títulos do Fluminense?