O calcário libera Ca²+, Mg²+ e CO3. Este CO3 formará OH- e depois o HCO3-. A reação de formação do OH- é lenta e não é total. O calcário aplicado ao solo fornece CaO e MgO, neutraliza a ação tóxica do alumínio e do manganês e melhora a eficiência dos fertilizantes.
Reações do calcário no solo Os carbonatos de cálcio (CaCO3) e magnésio (MgCaO3) são os principais constituintes do calcário agrícola, ao entrar em contato com a água eles serão dissociados, conforme a reação abaixo, tendo como produto final duas hidroxilas (OH–), água e gás carbônico.
Uma alternativa para contornar esse problema é a correção da acidez pela aplicação de calcário na parte arável do solo. Tal prática por sua vez não é considerada muito efetiva por não corrigir a acidez do subsolo e a aplicação em nível de subsolo tornar-se muito onerosa.
A calagem tem como objetivos diminuir a acidez, ou seja aumentar o pH do solo, e fornecer cálcio e magnésio para as plantas. É uma técnica utilizada no preparo do solo agrícola em que materiais de calcário são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez, aumentando assim sua produtividade e retorno financeiro.
Portanto, a aplicação do calcário no solo (calagem), além de corrigir a acidez do solo, também fornece os macronutrientes cálcio (CaO) e magnésio (MgO), neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio e do manganês, aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas, e potencializa os efeitos dos ...
Isso deve ser decidido através de sua análise de solo e observando os teores de pH, cálcio e magnésio do seu solo e do calcário que você tem à disposição. No calcário, se atente ao poder de neutralização (PN) e reatividade do corretivo (RE), os quais definem o PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total).
O excesso de alumínio torna o alongamento das raízes mais lento, engrossa as raízes e estas não se ramificam normalmente, prejudicando a absorção dos principais nutrientes para a planta (N, P, Ca e Mg). Por isso, para uma correção do solo adequada o produtor deve utilizar calcário e gesso.
A alta acidez adicionada a alta concentração de alumínio são algumas das principais causas para a redução da produtividade agrícola em solos tropicais e subtropicais. De acordo com Meurer (2005), boa parte dos solos brasileiros possuem pH em água próximos de 5,5, sendo o ideal entre 6 e 6,5.
Para definir qual é o melhor calcário para se utilizar, verifique em sua análise de solo as quantidades de cálcio e magnésio. Assim você poderá escolher se irá aplicar um calcário com maior ou menor concentração desses nutrientes.
Porque misturar cimento com argamassa?
Qual é a lei mais importante do país?
Quando ocorre o efeito fotoelétrico?
O que devo saber antes de abrir um MEI?
Quantas empresas o engenheiro pode ser responsável técnico?
Qual tipo de cartão não possui código de segurança?
Como conservar o guizo da cascavel?
Quanto tempo antes de dormir devo tomar melatonina?
Como tomar Secnidazol 1000mg 2 comprimidos?
O que pode substituir o café para quem tem gastrite?
Como é a barriga de quem tem cirrose?
Como fazer proteção com sal grosso?
Qual a fórmula estrutural do C5H12?
Quantas baratas nascem de uma vez?
Como fazer o agendamento para dar entrada no seguro desemprego?