Como a avaliação psicológica poderia contribuir para a Psicologia em emergência e desastres?

Pergunta de Gael Silva em 23-09-2022
(80 votos)


Como a avaliação psicológica poderia contribuir para a Psicologia em emergência e desastres?

De forma mais direta, o trabalho do psicólogo pode se caracterizar pelo atendimento às vítimas no momento seguinte ao desastre, por meio do primeiro auxilio psicológico. ... Tal abordagem tem por objetivo a redução de sintomas e do adoecimento psicológico futuro.

Como surgiu a Psicologia das emergências e desastres?

Os primeiros estudos da psicologia nas emergências e desastres surgiram no início do século XX, a partir de pesquisas realizadas pelo suíço Edward Stierlin em um de seus trabalhos publicados em 1909, que buscava compreender as emoções dos indivíduos acometidos por situações de desastres.

Quais são os objetivos da atuação do psicólogo das emergências e desastres?

Para a coordenadora da Comissão Nacional de Psicologia de Emergências e Desastres do CFP, Eliana Torga, o trabalho do profissional da Psicologia em emergências e desastres consiste em dar a assistência necessária para o restabelecimento da saúde mental das pessoas atendidas, pelo tempo que for necessário.



O que são emergências e desastres?

Desastres e emergências são eventos desencadeadores de estresse pela exposição a um perigo imediato à integridade física e emocional das pessoas envolvidas, requerendo assim ações imediatas.

Quais as outras possibilidades de atuação do psicólogo que atua nas emergências e desastres?

A Psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas nos incidentes críticos, acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós-trauma e, se for o caso, subsidia intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma psicológico às vítimas e aos profissionais.

Como a Psicologia das emergências pode contribuir para a atuação de profissionais que lidam com desastres e emergências em seu dia a dia?

As contribuições da psicologia são muito importantes na prevenção e redução de desastres, bem como no tratamento das consequências psicológicas oriundas de um evento adverso vivido por um indivíduo, por uma comunidade ou cidades inteiras.



Como acontece a intervenção psicológica em uma situação de desastre e emergências?

Nos discursos dos participantes identifica-se que a intervenção do psicólogo nas situações de emergências e desastres pode ocorrer nas três etapas do evento, ou seja, no pré-impacto, no impacto e no pós-impacto. ... O psicólogo, ele pode atuar em todas as etapas. Desde a prevenção, trabalhando como as comunidades se veem.

O que é emergência psicológica?

Pode ser considerada uma urgência psicológica um acidente grave, uma situação de violência (sequestro, assalto, etc.), a morte súbita de um ente querido, entre outras.

Qual o papel da Psicologia na abordagem ao paciente em situações traumáticas?

Através da participação da Psicologia no tema das emergências e desastres, é possível construir formas de abordagens que priorizem a subjetividade das pessoas, baseadas no que o indivíduo estiver vivenciando no momento e no sofrimento psíquico em que se encontre.



Como é a atuação do psicólogo frente as etapas pré desastre durante o desastre e Pós-desastre?

Os profissionais da Psicologia irão trabalhar na prevenção, capacitando a co- munidade para perceberem os riscos, programas educativos e que possa minimizar a insegurança da sociedade; na preparação, ajudando a população a determinar e elaborar planos de contingência; durante os desastres e na recuperação no pós-de- ...

Qual a atuação do psicólogo na emergência ou desastre?

Com isso, a na atuação do psicólogo pode ser observada na prevenção, preparação, resposta e reconstrução do cenário após a ocorrência de emergências e desastres. Cabe ressaltar que, a atuação do psicólogo será sempre em equipe multidisciplinar e, na maioria das vezes, no próprio cenário da emergência ou desastre.

Qual a intervenção psicológica em emergências?

A intervenção psicológica em emergências: fundamentos para a prática. São Paulo: Summus. Ana Maria Reis é psicóloga, mestre e doutoranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em psicologia da Universidade São Francisco em parceria com a Universidad de La Habana.

Quais são os primeiros registros referentes à psicologia das emergências e dos desastres?

Os primeiros registros referentes à Psicologia das Emergências e dos Desastres estão relacionados com as guerras mundiais, principalmente ao fenômeno do estresse pós-traumático também conhecido como fadiga de batalha, neurose de guerra ou flashbacks.

Como se caracteriza o trabalho do psicólogo?

De forma mais direta, o trabalho do psicólogo pode se caracterizar pelo atendimento às vítimas no momento seguinte ao desastre, por meio do primeiro auxilio psicológico. Trata-se de uma abordagem focal com vistas a promover uma ventilação emocional e consequentemente minimizar o potencial traumático causado pelo evento.



Outras questões

Como saber se estou com pus na garganta?

Qual a doença mental mais rara?

Como saber se têm conta atrasada CPFL?

Qual exame detecta bactéria no sangue?

Tem como consultar veículo pelo CPF?

Como saber a temperatura da minha pele?

Como juntar células de texto no Excel?

Como obter registro no CFT?

O que é a costela flutuante?

Quais são os três sistemas fundamentais para se processar a aromaterapia Cite e explique cada uma das vias de atuação?

O que é a DTM?

Como se preparar uma massa de cimento?

Como saber se tenho um tumor na cabeça?

Como ver as respostas do Classroom?

O que é arritmia nervosa?

Como diluir essência para difusor?

Como saber se tem processo pelo CNPJ?

Qual a melhor maneira de falar com sua namorada?

Como minimizar o CS GO?

Como sair da aba do LoL?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com