Quando praticamos atividade física, o aumento da frequência cardíaca promove a oxigenação do cérebro, estimulando o fluxo sanguíneo no local. Isso estimula o cerebelo, responsável pela coordenação motora, e também aumenta a atividade no hipocampo, associado à memória e ao aprendizado.
O exercício intensifica a amplitude e a frequência das ondas cerebrais, para um estado mais alerta, melhorando a capacidade de concentrar a atenção e de mudar a atenção para outro fator. As funções da aprendizagem e da memória estão concentradas no hipocampo, uma pequena região no centro do cérebro.
O exercício também pode melhorar a saúde e a função das sinapses entre os neurônios, permitindo que as células cerebrais se comuniquem melhor. Nas pessoas, a pesquisa epidemiológica indica que ser fisicamente ativo reduz o risco do mal de Alzheimer e outras demências, e pode retardar a progressão da doença.
Existem importantes indícios de que exercícios que provocam o aumento da capacidade aeróbia são os responsáveis pela melhora das funções cognitivas. Assim sendo, médicos recomendam atividades aeróbicas por pelo menos meia hora e três vezes por semana para evitar perda cognitiva.
Além de ajudar a prevenir encrencas lá na frente, os exercícios deixam nossos neurônios mais capacitados para responder aos desafios do dia a dia. Raciocínio mais rápido do que os piques de Usain Bolt.
Diversos trabalhos demonstram que a prática de exercício pode levar à melhora de funções cognitivas como memória, atenção, raciocínio e praxia, existindo forte correlação entre o aumento na capacidade aeróbia e a melhora destas funções(12,22,24,80,81).
O exercício físico traz vários benefícios psicológicos para seus praticantes, e um deles é a elevação da autoestima. Segundo recente estudo publicado pelo Journal of Pediatric Psycology, se a pessoa se sentir bem com ela mesma, ela ficará mais confiante, terá mais vontade de aprender e consequentemente o seu rendimento escolar será melhor.
Praticar exercícios físicos ajuda muito na concentração e fixação de conteúdos. Quem os pratica, além de desenvolver melhor o raciocínio lógico e a memória, apresenta também reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.
É difícil imaginar como a regularidade nas atividades físicas interferem no desempenho escolar, mas o fato é que uma série de diferenciais é notada no aprendizado daqueles que dividem o tempo entre os livros e os exercícios. Quer saber como os exercícios físicos melhoram o desempenho dos estudantes?
A prática de exercícios ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de prova. É um alívio nos períodos de tensão que envolvem o vestibular, a apresentação de trabalhos, monografias, entrevistas de emprego e afins.
Como fazer um PDF de um livro?
Como usar prensa térmica para sublimação?
Qual suco é bom para ganhar peso?
Qual é a melhor maneira para transportar o bolo no pote pra vender?
Como transformar dados em gráficos?
Qual ring light custo benefício?
O que precisa para montar um jardim?
Como fazer um laguinho de peixe em casa?
Como tratar a dermatofilose em bovinos?
Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito?
Como se pega a bactéria Enterobacter SP?
Como usar a romã para rouquidão?
Como pagar IPVA do Estado de São Paulo?
Para que serve o remédio em gotas Simeticona?