RESUMO A arte mostra-se presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos. Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo. Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos.
Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, Tudo que existe é arte e é gerado por ela.
A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.
34 curiosidades que você vai gostar
Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.
A arte contemporânea nos leva a viajar através das cores e formas que nos rodeiam, representando a nossa atualidade de forma que o espectador interprete das mais variadas formas, acompanhando o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido.
Qual o papel da arte na formação da sociedade? Há no homem uma grande necessidade de se expressar, desde a era pré-histórica. A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.
Por meio da arte é também possível conscientizar, fazer protestos e denúncias. ... Desde sempre a arte e a cultura têm esse papel fundamental na produção de conteúdo e conhecimento, como uma inquieta ferramenta política, essencial para a construção de uma sociedade crítica, capaz de dar voz ao povo e suas denúncias.
Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.
As principais características da arte contemporânea são:Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias;Subjetividade e liberdade artística;Efemeridade da arte;Abandono dos suportes tradicionais;Mescla de estilos artísticos;Utilização de diferentes materiais;Fusão entre a arte e a vida;
A Arte Contemporânea é constituída por uma série de estilos, perspectivas e técnicas, que pode ser manifestada através da pintura, da dança, música, teatro, escultura, literatura, moda, instalações, etc.
Mais preocupada em aliar a vida cotidiana ao universo artístico, a arte contemporânea tende a unir diferentes linguagens. Atualmente, utiliza a tecnologia e os meio digitais como grandes aliados a fim de provocar questionamentos e experiências inovadoras tanto para os artistas quanto pra o público.
O Happening, a Performance, a Instalação, a Arte Conceitual, o Minimalismo, a Body Art, a Op Art, a Pop Art e a Art Street, são manifestações da Arte Contemporânea, ou seja, a constituem. ... Na arte Contemporânea a obra já não é o objeto em si mas funde-se com o processo criativo.
Arte contemporânea: característicasa subjetividade e a abstração;a união de várias correntes artísticas;o desvinculo com padrões preestabelecidos;a interação da obra com o espectador;a forte reflexão e questionamento;a utilização de diferentes materiais;a liberdade artística;o uso de tecnologia e novas mídias;
A confusão de muitos em relação à arte contemporânea deriva do hábito de pensar a partir da ideia de arte definida segundo a história da arte. Ora, a arte contemporânea não está na história, porque ela está acontecendo hoje, no tempo vivido e não no tempo que podemos experimentar como histórico.
A interpretação de obras de arte consiste na análise dos elementos contidos na mesma. Desta forma o espetador compreenderá melhor o que o artista queria transmitir quando produziu a obra de arte . A interpretação de obras de arte é pois um processo complexo e nem sempre fácil de conduzir.
A arte contemporânea se preocupa muito mais com transmitir ideias, conceitos, em fazer “statements”, do que com a estética, do que com o que achamos belo e o que tradicionalmente consideramos arte.
Como era a arte contemporânea no ano 60? A arte contemporânea surgiu justamente nos anos 60 a 70, é uma forma de arte pós-moderna com tendências espaciais, como as artes 3D, o contexto do surgimento desse tipo de arte foi a viagem do homem ao espaço e a corrida tecnológica da guerra fria.
A partir dos anos 60, para muitos a arte não deve mais se distinguir da realidade e sim ser parte dela, abolindo portanto todos os suportes – a parte física das obras. São artistas que dispensam a tela, o papel, a escultura e buscam novas formas de expressão.
Nos anos 60 a matéria gerada pelos novos artistas revela um caráter espacial, em plena era da viagem do Homem ao espaço, ao mesmo tempo em que abusa do vinil.
Nos anos 60 diversos artistas fazem a crítica a abstração geométrica e abrem espaço para a nova figuração. Esta tinha diversas linguagens, em geral era inspirada nos meios de comunicação de massa. Mas apesar da aparente neutralidade, ela apresentava-se como crítica à realidade do país.
Se o regime de consumo é moderno, o regime de comunicação é contemporâneo; nele os valores artísticos se definem nas redes de relações que estabelecem valores e significações. Atividades e objetos muito diferenciados podem ser considerados artísticos, dificultando a compreensão do grande público.
Principais Características
A arte povera buscou exprimir criatividade, efemeridade, materialidade e espontaneidade. Também foi marcada pela crítica à comercialização de objetos artísticos, bem como a critica aos elementos da modernidade e a ao consumismo, capitalismo e processos industriais.
Conheça abaixo os principais movimentos contemporâneos e as contribuições deixadas por eles para a posteridade:Arte Conceitual. ... Expressionismo Abstrato. ... Arte Povera. ... Arte Cinética. ... Op Art. ... Pop Art. ... Minimalismo. ... Hiperrealismo.
O que é modo indicativo exemplos?
Porque o Leo saiu de H2O Meninas Sereias?
Como fazer uma vinheta de abertura canva?
Quanto tempo as enzimas fazem efeito?
Como fazer uma tartaruga de garrafa pet passo a passo?
Como é determinada a TIR de um projeto de investimento?
Como funciona a escala de miniatura?
Tem como descobrir contas bancárias pelo CPF?
Como funciona o Drive Thru da Casas Bahia?
Quantas semanas são 3 meses de gravidez?
Como definir uma meta de vendas?
Como funciona o sistema de coordenadas cartesianas?
Como pegar empréstimo para reforma?
Como saber conversar sobre vários assuntos?
Como funciona o pagamento do Imposto de Renda?