Segundo a Organização Mundial da Saúde, desde o nascimento até o fim da vida, a arte influencia nossa saúde física e mental. Ela ajuda a lidar com tristezas, alivia a sensação de solidão e diminui os níveis de estresse.
A arte nesse momento só se reforça ainda mais como uma linguagem de comunicação, nos permitindo reconectar com nossos iguais e evitando que nos sintamos sozinhos, mesmo que em estado de isolamento.
A arte, em toda a sua amplitude, vem combatendo a desinformação, revelando diferentes contextos avassaladores de crises de saúde pública, bem como criando diferentes produções de denúncias sobre a desigualdade social cada vez mais agravada.
Em tempos de coronavírus, diversos casos analisados mostraram que a música, o artesanato e a arte do palhaço reduziram a ansiedade, a dor e a pressão arterial, principalmente entre as crianças, mas com efeitos positivos também para a saúde mental de seus pais.
A arte é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento quando podemos expressar por ela o que sentimos e quais emoções estamos passando naquele momento; pode ajudar além da comunicação, mas também em entender quais são essas sensações.
29 curiosidades que você vai gostar
O artista a traduz em uma linguagem que transcende explicações e verbalizações. Problemas, tristezas e dificuldades humanas podem ser minimizados pela arte. Cores, movimentos, sons, palavras, luzes, construções, traços e vibrações, representam imagens, sentimentos, descobertas de cada momento de nossa vida.
Gisele Kato conversou com a galera do Quarentena em Pauta sobre a importância da arte em tempos de pandemia. Apresentações na sacada, lives musicais, visitas virtuais a museus e maratonas de séries e filmes. ... A arte proporciona esse espaço de a gente conseguir acessar essas nossas emoções”.
Segundo a pesquisa, atividades artísticas em situações de emergência, incluindo música, artesanato e arte do palhaço, reduziram a ansiedade, a dor e a pressão arterial, principalmente para crianças, mas também para seus pais.
A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.
Quais os tipos de bexiga hiperativa?
Como ocorre o transporte de calor no solo?
Como classificar cadeias carbônicas?
Como que ocorre controle biológico da broca da cana?
Como identificar grupos nominais?
O que é preciso para incluir o nome do pai no registro?
Quais fatores influenciam no aumento e na diminuição de uma população?
Como identificar a canela de velho?
Como saber se estou com tumor na cabeça?
Qual a diferença de Gram positivo e negativo?
Como se sabe que está com câncer no pâncreas?
Como as características são transmitidas de geração para geração?
Quais são os sintomas da cólica de rins?